InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3087 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de lmoreira

Os nossos membros postaram um total de 72592 mensagens em 9004 assuntos
Os membros mais ativos da semana
lmoreira

Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe | 

Folga na direção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
BAVL

Número de Mensagens : 111

MensagemAssunto: Folga na direção   Qua Jun 25, 2008 6:52 am

Boas . ,

Ontem feriado em Almada ,decedi dar tempo ao meu carro e dediquei-me a tirar a folga que tinha na direção assistida,na minha opinião deve-se fazer com companhia de outra pessoa para ir testando a direcção, comprovar sempre que a folga é mesmo na caixa e não no cardan ou nalgum terminal de direção ,eis os passos que tomei:

Fiz isto com o carro ao ralenti e usei um roquete com extensor caixa de 17, cheve de fendas comprida e chave de bocas 16/17.

1º localizei o parafuso de afinação da caixa de direção que está por cima da mesma do lado do radiador.

2º desapertei a contraporca do parafuso

3º segurei a contraporca com a chave de bocas e com a chave de fendas apertei 1/4 de volta e voltei a ajustar a contraporca

4º fechei o capô e fui testar ,ainda tonha folga voltei a repetir os passos 2 e 3

Resultado : Consegui tirar mais ou menos 60% da folga e fiquei com a direção um pouco mais justa ,mas consigo virar o volante com uma mão com o carro parado e quando curvo e largo o volante ela desfaz a curva,por isso penso que tenha ficado muito boa com relação ao que estava,no entanto fazer isto sózinho é trabalhoso e tem que se ter alguma paciência.
Se alguem souber de outra maneira de fazer isto que partilhe pois eu nunca tinha feito e tentei tirar informação via net ,mas aqui estou a partilhar a minha experiência.

Cumprimentos a todos

Bruno Lopes
Ver perfil do usuário
BCanhoto

Número de Mensagens : 129

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Qua Jun 25, 2008 9:09 am

ora ai esta um belo dum post..bastante construtivo.. cheers cheers
Ver perfil do usuário
Rocha

Número de Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Ter Jul 22, 2008 1:57 pm

pois, este é um assunto que já há algum tempo estava para escrever aqui no forum, por razoes diferentes claro, porque não sou nada entendido em mexer no carro.

O meu vitara, também tem uma folga na direcção,e em estrada as vezes chega a meter medo, porque isto a 80/90 parece mais instável, ou seja, a direcção mexe-se uns 3/4 cm para cada lado sem claro que as rodas se mexam.
Quando foi a inspecção, mandei alinhar a direcção, e o mecânico trocou também um terminal da direcção, que segundo ele tinha folga, a verdade e que o carro veio com a mesma folga e com a direcção alinhada, ja andava para vos perguntar isso, pois parecia-me muito improvável que esta afinação fosse do carro, mas como o mecânico nada disse...fiquei assim.

Ja agora gostava que me dissessem como sao as direcçoes dos vossos vitaras,
parabéns pelo tópico
Ver perfil do usuário
barbeiro

Número de Mensagens : 356

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Seg Set 19, 2011 2:30 am

boas pessoal

alguem me sabe dizer onde fica mais propriamente esse tal parafuso??

uma foto seria o ideal Very Happy

Cumps...
Ver perfil do usuário
ppp89

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sex Abr 19, 2013 4:09 am

alguem tem uma foto que demonstre onde esta esse afinador...??
tambem estou com uma folga no meu e nao queria trocar a caixa de direcçao sem tentar 1º afinar..

obrigado
Ver perfil do usuário
zeribas

Número de Mensagens : 702

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sex Abr 19, 2013 11:04 am

Esta foto é do meu Samurai, caixa de direcção manual vista por cima, espero que sirva... o parafuso é o do meio, tem uma contra-porca para que não se desajuste...

Ver perfil do usuário
lb

Número de Mensagens : 471

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sex Abr 19, 2013 2:09 pm

estamos a falar do parafuso que segura o batente, ou seja autoriza mais ou menos viragem do volante, né??
Ver perfil do usuário
ppp89

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sex Abr 19, 2013 3:22 pm

pois...plo pouco que percebo acho q é isso mesmo... obrigado

vou entao falar com o mecanico pois ele n sabia da existencia do mesmo e acho que nao e um serviço pa eu fazer lol
Ver perfil do usuário
zeribas

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sex Abr 19, 2013 11:04 pm

lb escreveu:
estamos a falar do parafuso que segura o batente, ou seja autoriza mais ou menos viragem do volante, né??

Acho que não... estamos a falar do parafuso que limita a folga da direcção, sabes aquela sensação de que o volante está solto, ajuda a mantê-la um pouco mais precisa...
Ver perfil do usuário
lb

Número de Mensagens : 471

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sab Abr 20, 2013 1:46 am

o parafuso que estou a falar está à frente quase ao pé da roda
Ver perfil do usuário
miguel_156

Número de Mensagens : 629

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sab Abr 20, 2013 6:59 am

zeribas escreveu:
Esta foto é do meu Samurai, caixa de direcção manual vista por cima, espero que sirva... o parafuso é o do meio, tem uma contra-porca para que não se desajuste...

O parafuso é o que se vê na imagem ao meio por baixo dos numeros 10-046, é o parafuso com uma porca / femea apertada nele.

Cuidado a mexer neste afinador

Este parafuso deve ser mexido aos poucos e memorizar sempre a posição dele caso seja perciso por onde estava.

Para melhor aperto/ desaperto do parafuso move-se ligeiramente a direção para os lados.

Não apertar de mais porque se não a direcção não destorce em curva e causa acidente.
Ver perfil do usuário
Vitoy

Número de Mensagens : 64

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Qui Maio 01, 2014 8:08 am

Boas!

Retomo o tópico porque também estou com um problema de folga significativa na direção.

Espreitei a caixa de direção do meu (JR de 97) e verifiquei que está bastante babada de óleo, um pouco por todo o lado, pelo que suspeito que tenha vertido fluido pelo topo. Não faço ideia se está assim há pouco ou há muito tempo, tanto pode estar assim há 1 ou como há 10 anos. A folga de direção que tenho é significativa e já há bastante tempo.

Verifiquei o nível de óleo da direção assistida e pareceu-me normal.

Olhando para as fotos de cima concluo que não será muito normal o estado da caixa do meu. Será que a folga do meu se deve ao facto de o parafuso estar largo e provocar a folga e ao mesmo tempo verter óleo? confused 

Alguém já teve problema idêntico? Alguma pista?

cmpts
Ver perfil do usuário
miguel_156

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sex Maio 02, 2014 1:03 am

Olha que quando meti estas fotos a minha caixa estava assim limpinha mas agora esta toda húmida de óleo também
Numa altura decidi trocar o óleo da direção e foi a partir dai que nunca mais ficou seca talvez de uma ligeira fuga por uns dos orins dos tubos que vai á caixa pela parte de cima ao lado do parafuso. Digo isto porque o topo da caixa esta com óleo por isso a nascente devera começar por cima.
não é coisa que me chateia porque nem chega a pingar na garagem ! se pinga ainda não vi mas já tive que atestar uma vez porque estava um bocadinho com o nível a chegar ao mínimo.

Atenção que as vezes mesmo afinando já não dá resultado porque fica sem folga com o volante a direito mas depois em curva fica muito preso e não desfaz as voltas do volante por si mesmo e isso deve-se ao "semfim" da caixa já ter bastante desgaste na zona do meio onde o volante trabalha e nas pontas esta quase novo (mais grosso nas pontas e mais fino no centro)
A minha caixa também esta assim com folga a meio mas a com o volante todo virado para um dos lados esta quase sem folga nenhuma, se meter as rodas a direito e afinar para tirar a folga fica como nova a andar a direito mas em curva fica mais presa e não destorce o volante ou seja quando largo o volante em andamento em curva as rodas ficam sempre viradas o que é perigoso e podes-te matar.
Ver perfil do usuário
Vitoy

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sex Maio 02, 2014 3:56 am

miguel_156 escreveu:
Olha que quando meti estas fotos a minha caixa estava assim limpinha mas agora esta toda húmida de óleo também
Numa altura decidi trocar o óleo da direção e foi a partir dai que nunca mais ficou seca talvez de uma ligeira fuga por uns dos orins dos tubos que vai á caixa pela parte de cima ao lado do parafuso. Digo isto porque o topo da caixa esta com óleo por isso a nascente devera começar por cima.
não é coisa que me chateia porque nem chega a pingar na garagem ! se pinga ainda não vi mas já tive que atestar uma vez porque estava um bocadinho com o nível a chegar ao mínimo.

Atenção que as vezes mesmo afinando já não dá resultado porque fica sem folga com o volante a direito mas depois em curva fica muito preso e não desfaz as voltas do volante por si mesmo e isso deve-se ao "semfim" da caixa já ter bastante desgaste na zona do meio onde o volante trabalha e nas pontas esta quase novo (mais grosso nas pontas e mais fino no centro)
A minha caixa também esta assim com folga a meio mas a com o volante todo virado para um dos lados esta quase sem folga nenhuma, se meter as rodas a direito e afinar para tirar a folga fica como nova a andar a direito mas em curva fica mais presa e não destorce o volante ou seja quando largo o volante em andamento em curva as rodas ficam sempre viradas o que é perigoso e podes-te matar.

Obrigado pela resposta. Em relação à escorrência de óleo, a minha situação é idêntica - há óleo desde o topo mas não chega a pingar, pois nunca vi óleo na garagem.

Já quanto à folga se poder manter por limite de afinação para mim será um problema. Creio que a minha caixa nunca foi afinada mas com a folga que tem e se não tiver afinação terei de pensar em encontrar uma usada para a substituir.

Será que alguém por aqui tem conhecimento de situação semelhante? Serão fáceis (€) de encontrar e de substituir?
Ver perfil do usuário
zeribas

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Dom Maio 04, 2014 6:08 pm

A folga é normal, deverá ter cerca de 3 a 4 cm com a direcção direita, se a tua folga for excessiva estou convencido que a consegues diminuir com o ajuste do parafuso, acho que seria o 1º passo...
Ver perfil do usuário
miguel_156

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Seg Maio 05, 2014 1:33 am

Tambem cheguei á conclusão que não é defeito, é feitio.... sem folga só mesmo se for novo!
Ver perfil do usuário
Vitoy

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   Sex Maio 23, 2014 2:58 pm

Está feito!
Cerca de 1/4 de volta de aperto no parafuso e a diferença foi fenomenal.

Noto a direção um pouco mais presa mas está bastante mais precisa. E continua a desfazer as curvas do mesmo modo.
Estava com uma folga que já me causava insegurança em velocidades um pouco maiores ou em situações de vento. Como tinha que andar sempre a corrigir, gingava como uma barcaça e dava mesmo a sensação que os amortecedores também estavam nas lonas, o que provocava ainda mais receio.

Obrigado a todos pela partilha.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Folga na direção   

Folga na direção
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Folga setor de direção
» Folga na coluna de direção
» FOLGA NA DIREÇÃO...