InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3201 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Rffoliveira29

Os nossos membros postaram um total de 72854 mensagens em 9093 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Rffoliveira29
 
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe | 
 

 PNEUS / MÉDIA

Ir em baixo 
AutorMensagem
zeca4x4

avatar

Número de Mensagens : 2273
Idade : 56
Localização : Lx
Data de inscrição : 20/10/2006

MensagemAssunto: PNEUS / MÉDIA   Qua Dez 27, 2006 3:02 pm

Vou deixar aqui umas dicas sobre o cálculo da média do consumo para pneus com medidas diferentes das originais.

Quem quiser fazer as contas para os pneus que está a utilizar e meter aqui o resultado é bem vindo. Sempre é uma ajuda para os mais perguiçosos. Laughing

É do conhecimento geral que aumentar as dimensões dos pneus provoca um aumento de consumo de combustivel.

Este aumento do consumo nem sempre é bem calculado pelos proprietários das viaturas. Quando se pretende calcular o consumo médio de um veículo que se encontre no seu estado original basta calcular a relação entre os quilómetros percorridos e o combustivel consumido segundo as indicações fornecidas pela instrumentação do veículo.

Quando se aumenta o diâmetro das rodas as indicações fornecidas pela instrumentação do veículo, relativas à velocidade e quilometragem percorrida, apresentam valores inferiores aos reais. Se forem utilizados os valores indicados pela instrumentação do veículo, para cálculo do consumo médio, o resultado será uma média superior ao verdadeiro consumo da viatura.

A instrumentação dos automóveis baseia-se no numero de rotações das rodas para indicar um valor aproximado da distância percorrida pelo veículo.

Para calcular o consumo médio de um automovel com rodas de diâmetro diferente do original temos que calcular o erro introduzido pela alteração.
A forma mais simples de obter um valor aproximado da variação introduzida é calcular o aumento percentual do perímetro das rodas.

Para calcular o perímetro das rodas temos que saber interpetrar as dimensões indicadas nos pneus. Na Europa as dimensões dos pneus são apresentadas de uma forma confusa e até discutivel já que utiliza duas unidades de medida diferentes na mesma referência.

Por exemplo um pneu 195/80R15 terá uma largura de 195 mm ,uma parede com uma altura correspondente a 80% da largura e um diametro interno de 15". Alguêm consegue inventar uma forma pior de dimensionar uma coisa tão simples?

Nos EUA as dimensões dos pneus são apresentadas de uma forma lógica e simples que facilita estes cálculos. Um pneu 31x10.5x15 terá 31" de diâmetro exterior, 10,5" de largura e um diâmetro interior de 15". Neste caso, em que nos é dado o diâmetro exterior do pneu, basta multiplicar este valor por PI (3,14) para obter o perímetro (P) do pneu. Ou seja:

P = 31"x 3,14 = 97,34"

Com o sistema Europeu temos que efectuar mais alguns cálculos para obter o valor do perimetro. Para a medida 195/80R15 teremos:

Altura do flanco (H) = 0,8 X 195 = 156mm
Diâmetro interno (Di)= 15" ou 15 X 25,4 = 381mm
Diâmetro externo (D)= 2 X H + Di = 2 X 156 + 381 = 693mm

P = 693 X 3,14 = 2176mm ou
P = 2176 / 25,4 = 85.67"

Posto isto, e a titulo de exemplo, podemos dizer que ao passar de uma medida original 195/80R15 para 31x10,5x15 aumentamos o perímetro da roda em cerca de 13%.

Concluimos então que um veículo que originalmente equipasse pneus 195/80R15 e que foi alterado para usar 31x10,5x15 indicará 100Km percorridos quando na realidade já percorreu 113Km.

O mesmo se verifica em relação à velocidade indicada pelo velocímetro. A velocidade real será 13% superior à indicada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
 
PNEUS / MÉDIA
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» vende se 4 pneus insa turbo dakar
» Pneus 33x12.5r15 90%Piso 350€
» MEDIDOR DE PRESSÃO DE PNEUS
» pressao dos pneus symphony sr
» Pneus Michelin em bom preço.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: TÉCNICA :: Automóvel-
Ir para: