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 Subir o Vitara.

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lfteixeira

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MensagemAssunto: Subir o Vitara.   Ter Jan 18, 2011 9:24 am

Boa tarde.

É pertinente subir um pouquinho o Vitara para ele ficar mais atrevido.

Do que estudei, a solução mais "equilibrada" (tecnicamente e financeiramente) de o fazer é colocar "tacos" nas molas e aumentos nos amortecedores.

OK, com isto ganho altura.

E os cruzamentos de eixos, ficam melhores? Os 3cm que vou subir, vão se notar? Vou ganhar os 3 cm de curso?


Ou será melhor colocar os tacos nas molas, mas manter os amortecedores na mesma, para eles ficarem extendidos?


Prometo que ainda vou estudar o assunto, mas alguma luz sobre o assunto (de um ponto de vista tecnico) era bem vindo.

Obrigado.


------------


Nota: Ver fundo da página que está-se a arranjar um solução economica e aparentemente melhor que o uso dos tacos "comuns"...


Última edição por lfteixeira em Qua Jan 19, 2011 3:22 pm, editado 2 vez(es)
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pedro_evil

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Ter Jan 18, 2011 9:41 am

eu não fiz isso, pelo que tenho visto aqui no forum, principalmente no topico do silva , ao só meteres nas molas, arrebentas com os amortecedores, por isso convem meteres os aumentos em tudo, isso dos 3 cms em curso não acredito, elasticidade em cruzamentos e etc, vai ficar a mesma coisa, apenas mais alto no geral
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Ter Jan 18, 2011 9:46 am

pedro_evil escreveu:
...isso dos 3 cms em curso não acredito, elasticidade em cruzamentos e etc, vai ficar a mesma coisa, apenas mais alto no geral

Pois, é isso que eu temia.

Fazer só para ficar com melhor aspecto não.
Preciso de verificar se realmente ganho alguma coisa.

Tenho que descobrir as referencias dos amortecedores, para perceber qual o tamanho maximo e minimo deles.

Porque se eles ainda conseguirem ficar mais curtos quando estou a fazer um cruzamento de eixos, então ganho efectivamente curso. caso já estejam no minimo, não ganho nada...


Tenho que investigar mais...
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P.rocha

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Ter Jan 18, 2011 10:35 am

Boas

Ao meteres só os tacos nas molas vais perder o mesmo que aumentaste.

Se aumentares por ex: 3cm nas molas aumenta tb 3cm nos amortecedores, em termos de curso fica igual ao de origem.

Fazes isso para a frente e para tras ou metes uns amortecedores maiores ou metes tb aumentos.

Cumps
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Ter Jan 18, 2011 3:50 pm

Eu quero mesmo mimar o Vitara com qualquer coisa para o ajudar no meio do monte.


Então deixa ver se consigo fazer um plano de ataque.

Tacos de 3cm á frente.
Aumentos de 3cm á frente.
Tacos de 4cm atrás.
Aumentos de 4cm atrás.
Aumento para o pivot traseiro (ainda não sei muito bem o que é isto e aonde está!)

Acerto do camber das rodas dianteiras, é preciso?


Com isto aumento o jipe de altura, mas mantenho o curso das suspensões.


Numa segunda fase, substituo os amortecedores traseiros por uns com maior curso e ai sim, tenho um melhor curso na suspensão traseira para os cruzamentos de eixos.

Estarei correcto?
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Silva

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 2:35 am

Boas! Tudo o que faça subir o Vitara só o ajuda fora de estrada mesmo que não melhore em prestações como é o caso do cruzamento de eixos.

Dito isto, a melhor opção será sempre meter molas e amortecedores maiores pois aí sim tens ganhos em todos os aspectos. Podes evitar a opção dos amortecedores metendo acrescentos nos mesmos. Se meteres tacos nas molas o jipe fica mais 'rijo' e isso sente-se mais tarde ou mais cedo tanto em ti como em vários componentes do jipe.

Molas e amortecedores:
Vou dar-te o meu exemplo, que é tão bom ou tão mau como outro qualquer: quando quis começar a alterar o vitara optei por meter um kit +4. Este kit é composto por 4 molas e 2 amortecedores. Na dianteira, o acrescento de 3 cm que as molas dão normalmente não prejudica os amortecedores mas é uma questão de ver na montagem. Atrás é que faz toda a diferença os amortecedores pois os que se usam no kit que eu adquiri têm +7cm que os originais para permitir toda a extensão possivel dada pelas molas de 4cm sem que os amortecedores entrem em esforço.

Pivot:
Para estes aumentos de molas não é necessário compensar o pivot mas se lhe deres alguma folga não fará mal nenhum. Eu tive o kit +4 durante muito tempo sem acrescento no pivot e sem problemas...

Acerto do camber:
Na minha opinião, nestas coisas de alterar suspensão, é imprescindível alinhar a direcção e verificar os angulos das rodas. Pode ser preciso ou não conforme os casos e usos mas para andar em estrada prefiro estar em condições


Um ultimo pormenor só para dar que penssar: nisto das alterações o melhor é fazer um plano de ataque agressivo e meter logo o máximo que se puder. Sai de certeza mais económico do que andar a meter umas coisas e depois outras. Mais altura implica poder meter mais pneu, medidas maiores levam a subidas maiores, etc...
Por exemplo, se tivesse ido para o kit +8 em vez do +4 não me tinha arrependido e poupava umas coroas! Por outro lado, é muito interessante e gratificante ir substituíndo coisas e evoluíndo progressivamente conforme o uso que se quer dar ao jipe! Very Happy

Força nisso e vai metendo updates do maquinão!
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 2:43 am

Silva, obrigado pela partilha de informação.

De facto que ajuda.


Mas houve algo que escreveste que me intrigou.
Porque é que ao acrescentar um taco nas molas, o jipe fica mais firme?
Eu sei que é verdade quando se comprime mais as molas, no caso quando é para rebaixar um carro.

Mas neste caso, se o aumento for proporcional nas molas e nos amortecedores, a firmeza do jipe não DEVERIA ser alterada.

O que é que me estou a esquecer?


A decisão de quão agressivo será o plano, é uma questão de euros...

Pelo que tenho visto:

Solução 1: 160€/180€
* 4 tacos para as molas
* 4 aumentos para os amortecedores
* Parafusos para acerto do camber
* Aumento do Pivot traseiro

Solução 2: 400€/500€
* 4 molas de aumento
* 2 amortecedores de maior curso
* 2 aumentos para os amortecedores frontais
* Parafusos para acerto do camber
* Aumento do Pivot traseiro


A diferença ainda é consideravel!
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 3:02 am

Após mais alguma leitura, descobri umas coisas interessantes.


Para subir o jipe 1,5" (4cm), pode-se trocar as molas por umas do Grand Vitara.
Sendo as molas stock dos GV, arranjam-se facilmente e baratas numa sucata.
Provavelmente mais baratas que os tacos.


Para os amortecedores traseiros, pode-se usar os amortecedores traseiros de um Astra G.
Que são mais longos que os stock do Vitara.


Isto está-se a compor... Vou ver se encontro mais informações sobre estas operações.
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 6:22 am

Bem, a parte dos amortecedores já deu para confirmar entre outros sitios, aqui:
http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/amortecedores%20vitara.htm

São caros... Very Happy
Mesmo da KYB
http://cgi.ebay.co.uk/KYB-ExcelG-Rear-Gas-Shock-Absorber-Astra-Mk2-84-91-/350340800451?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item5191f05fc3


Faltam as molas, que já tenho quase quase a certeza que as do Grand Vitara servem...



Ou seja, depois disto, só faltam os aumentos dos amortecedores frontais e os parafusos do camber dianteiro! Very Happy

Estou a gostar...

Acho que pelos 200€ vai dar para fazer a festa em condições!!!!
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 9:34 am

lfteixeira escreveu:
pedro_evil escreveu:
...isso dos 3 cms em curso não acredito, elasticidade em cruzamentos e etc, vai ficar a mesma coisa, apenas mais alto no geral

Pois, é isso que eu temia.

Fazer só para ficar com melhor aspecto não.
Preciso de verificar se realmente ganho alguma coisa.


Levantar o carro nao melhora só o aspecto, mas permite também o uso de pneumaticos de diâmetro superior que fazer afastar a mecânica do solo.

Eu no meu caso ao alterar a medida de pneus afastei o meu diferencial quase 3.5cm do solo! (sendo que a roda original tem 33cm de raio, estamos a ver um diferencial a cerca de 13/14cm do solo... pelo que +3/4cm é uma diferença significativa)
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 9:36 am

Pronto, sem duvida que esse é outro ponto a ter em conta.

Depois posso aumentar o pneus para uns 215/80 ou até 235/80.
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 9:55 am

235/80 não existe é 75, isso é outra vantagem como o coolmike disse, metes pneus maiores, os 4cms já passam prai a uns 5 ou 6, com a altura de uns pneus maiores

melhora sempre, melhor que de origem é com certeza Laughing

isto era o ideial mas é caro , obviu, do genero de calminis e etc, mas parece-me ser mais em cointa vi este site a dias, só por curiosidade

http://tr.4xfourart.com/4xfourarten/urunic.php?id=5

nem que seja pra ver as peças que leva o aumentar a suspenção , apoios, aumentos etc
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 2:43 pm

Esses substituem n de peças, reforçam uma boa parte da suspensão.

Basicamente, com isso é um serviço em condições.

Mas de 200€ para 900€ ainda vai muita massa... Mas sim, ficaria impecável.
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 3:01 pm

É o que eu digo, economicamente falando mais vale fazer de uma vez!
Hás-de lá chegar! Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 3:02 pm

Silva escreveu:
É o que eu digo, economicamente falando mais vale fazer de uma vez!
Hás-de lá chegar! Very Happy
cyclops


Silva... mas 900€ de uma vez é fruta Neutral
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 3:18 pm

Mas vejamos de uma forma "honesta", se a maneira que penso fazer for possivel, fica um trabalho mais ou menos bem feito.

A ideia é levar qualquer coisa como 1,5" (3,8cm).

As molas do Grand Vitara já fazem isso.
Com os amortecedores ganho cerca de 5cm de curso no eixo traseiro.
Nos amortecedores da frente aplico os aumentos.


Com isto ganho um pouco de altura, por um orçamento baixo, mas penso eu que é um serviço bem feito.

Se a isso juntar uns pneus 235/75 ganho uns extra 2cm.


Um passo de cada vez... Very Happy


Última edição por lfteixeira em Qua Jan 19, 2011 3:22 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 3:20 pm

Claro que é! A menos que se ande a nadar em dinheiro é dificil ir para isso e normalmente opta-se por fazer aos poucos. Mas entre comprar coisas para depois tentar vendê-las (e conseguir) vai-de muito do dinheiro que dava para o "serviço em condições" Smile

Seja como for, também dá um bom gozo ir trocando aos poucos e vendo as melhoras que se consegue! Força nisso e fotos com fartura! Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 3:27 pm

se estás com 205/70, vais ganhar 3.5cm aproximadamente Razz

porque as rodas sao cerca de 7cm maiores!
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Jan 19, 2011 3:32 pm

Estou com 195/80 R15.

195/80 = 156,00mm
215/80 = 172,00mm
235/75 = 175,25mm

Havemos de lá chegar... Primeiro preciso de muitos passeios no monte para desgastar os Michelin que tenho que ainda estão novos...
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ccurvos



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MensagemAssunto: tacos ou molas   Qua Ago 03, 2011 4:38 pm

Boas
Agradeço deixem contactos (mail ou telefone) de quem venda tacos teflon para aumentar molas + 4 cm p/vitara 1.9D.

Abraço
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qua Ago 03, 2011 4:45 pm

Fala com o Paulo Pinto.

Foi de aonde vieram os meus.

Vê aqui os contactos:
http://suzuki.zikforum.com/t4820-jantes-15
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franciscomsl

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Seg Set 12, 2011 9:02 pm

Boas, também estou a pensar subir o meu vitara, ainda não sei é se vou colocar molas ou tacos, mas já tenho até uns amortecedores com curso maior e verifiquei que ao fazer um cruzamento os cabos do travão de mão esticam e vão até ao limite forçando-os.
Alguém tem solução para isso?

Obrigado
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bruno_HN

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qui Out 06, 2011 1:34 pm

Entao se eu comprar umas molas do grand vitara para por no vitara normal consigo ter o carro mais alto so com esse troca de molas Question
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lb



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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qui Out 06, 2011 1:43 pm

bruno_HN escreveu:
Entao se eu comprar umas molas do grand vitara para por no vitara normal consigo ter o carro mais alto so com esse troca de molas Question

as molas da frente do Grande Vitara não servem para o 1.9 TD !

são demasiado fortes e fica com setup marado com as rodas para dentro além de terem uma taragem muito acima

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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: Subir o Vitara.   Qui Out 06, 2011 1:56 pm

Após muita investigação preferi o caminho dos tacos.
Pois assim não tens problemas a acertar com a taragem das molas.
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