InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3098 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Duran

Os nossos membros postaram um total de 72612 mensagens em 9014 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Vitoy

odairson

LeonardoSantos

RenatoZ

kellogs

Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
11 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 2 Motores de busca

Duran

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe | 

pressao no turbo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
bruno almeida

Número de Mensagens : 198

MensagemAssunto: pressao no turbo   Seg Jul 25, 2011 11:25 am

eu queria por pressao no turbo tive a ver mas .......ele devia de estar a 0.9 e ele esta a 0,2 pork sera? sera a gr? ou alguma fuga no turbo alguem sabe?
Ver perfil do usuário
Santinhos

Número de Mensagens : 418

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Ter Jul 26, 2011 1:50 am

se tivesse a 0.9 o teu motor ja tinha dado o estoiro... o normal é:

motor 1.9

0.3 - motor 64cv
0.4 - motor 75cv
0.6 - motor 90cv

Segundo os mitos urbanos Laughing para aumentar a pressao tens de mecher na bomba injetora...

ou por um parafuso com um peq corte para passar ar dentro do tubo de pressão do turbo ...
Ver perfil do usuário
Dani_PT

Número de Mensagens : 6

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 12:22 am

Mas o motor 75 é igual ao 90???

CumpS
Ver perfil do usuário
Santinhos

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 12:52 am

Dani_PT escreveu:

CumpS

O motor é, as diferenças sao:

Motor de 90cv:

- bomba injetora bosch
- injetores de maior debito
- turbo garret
- intercooler

Motor de 75cv:

- bomba lucas
- injetores de menor debito
- turbo kkk
- nao tem intercooler
Ver perfil do usuário
pedro_evil

Número de Mensagens : 1495

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 2:01 am

Dani_PT escreveu:

CumpS

acho que a pergunta era o "bloco em si" e sim é o mesmo só muda os componentes que o santinhos disse
Ver perfil do usuário
carvalho

Número de Mensagens : 684

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 3:40 am

Boas os motore do 90 e o de 75 cv são diferentes, o motor de 90 cv é o xud9 o de 75 cv tem outra referencia e as principais diferenças para alem das mencionadas pelo santinhos são, no bloco o oleo não é bombeado a alta pressão aos pistões para arrefecimento como qualquer tdi é, e os segmentos o ultimo da parte de cima do pistão não é igual ao do tdi de 90 cv, eu sei isto porque o motor do meu ex vitara de 75 cv foi todo reparado devido a uma viela (vão quse todos por ai) e os segmentos vieram trocados teve de ser trocado o ultimo.

O motor de 75 cv é atmosferico adaptado com um turbo de baixa pressão para lhe dar um pouco mais de alma, estar a dar mais pressão a este motor é acabar com ele mais depressa.
Ver perfil do usuário http://www.carvalho4x4.blogspot.com
carvalho

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 3:55 am

Para ganhar uns cavalitos no vitara 1.9 td e em outros retirem os filtros do catalizador soldem um tubo ao centro ficando assim directo. Notasse bem a diferença, fica o motor mais solto corresponde melhor e recupera mais facilmente e não tem qualquer problema na ipo.
Dani_PT

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 7:18 am

carvalho escreveu:
Para ganhar uns cavalitos no vitara 1.9 td e em outros retirem os filtros do catalizador soldem um tubo ao centro ficando assim directo. Notasse bem a diferença, fica o motor mais solto corresponde melhor e recupera mais facilmente e não tem qualquer problema na ipo.

Mas é um motor fraco então???
Ver perfil do usuário
carvalho

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 8:09 am

Boas o de 75 cv e o de 90 cv são motores diferentes, alias o de 90 cv são excelentes motores e são os mesmos que equipam barios carros do grupo psa, nomeadamente o peugeot 306, 309, 405, xantia, bx zx etc já o de 75 cv vão quase todos pelas vielas e a mim sinceramente não me convenceu nada, mas cada caso é um caso tb depende muito nas mãos de quem anda e nas mãos de quem ja passou.
Dani_PT

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 3:48 pm

carvalho escreveu:
Boas o de 75 cv e o de 90 cv são motores diferentes, alias o de 90 cv são excelentes motores e são os mesmos que equipam barios carros do grupo psa, nomeadamente o peugeot 306, 309, 405, xantia, bx zx etc já o de 75 cv vão quase todos pelas vielas e a mim sinceramente não me convenceu nada, mas cada caso é um caso tb depende muito nas mãos de quem anda e nas mãos de quem ja passou.

Estou a ficar com medo do vitara que tenho Sad

Não sabia nada disso, mas assim torna-se um carro "bomba" que a qualquer momento pode dar uma despesa de 500€+

Fuck
Ver perfil do usuário
lfteixeira

Número de Mensagens : 2221

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 3:57 pm

oh carvalho, que certeza tens tu dessa informação?

De tudo o que vi até hoje, nada corrobora a tua versão.

Incluindo aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/PSA_XUD

O de 75cv é o XUD9 SD e o de 90cv XUD9 TE/Y.

Do que sei as diferenças são:
- Intercooler
- Bomba
- Turbo
- Injectores

No meu caso, tenciono (se conseguir) arranjar o intercooler e aumentar um pouco a pressão do turbo e debito. (de 0,3 para 0,5)
Ficará agradável qb, visto que mantenho os pneus originais.

Para quem tem pneus graaaaaaaaaaaandes, ai sim, é preciso mais....

Mas não é preciso ter medo, é preciso é tratar o material com respeito. Com revisões a tempo e horas e com oleo em condições.
Ver perfil do usuário http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Dani_PT

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Ago 10, 2011 4:19 pm

lfteixeira escreveu:
Mas não é preciso ter medo, é preciso é tratar o material com respeito. Com revisões a tempo e horas e com óleo em condições.

Mas eu faço isso tudo e o óleo é o aconselhado pela marca, ultimamente tenho puxado bem (4.000 RPM) a 1.2 e 3ª para lhe dar vida, pois comprei o jeep a pouco tempo e estava muito lento (era de uma mulher Very Happy) agora já está bem melhor, e em ponta de vez em quando puxo por ele até aos 150 Kmh e reduzo para 100/120 Kmh voltando a normalidade... Agora um deposito que dava para 350Km, tem dado para 420 +/-, sinto alterações pela positiva, mas depois de ler o que tenho lido aqui no fórum, tenho medo do que de repente me possa acontecer ao carro Sad, simplesmente por ser um problema de "família" pelos vistos... o trabalhar do carro é normal(sem falhas) e pega sempre bem...

Espero não me arrepender de ter comprado o "vitarinha"...
Ver perfil do usuário
carvalho

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qui Ago 11, 2011 12:43 am

Pois então muito bem. lfteixeira vê se faz favor a referencia que tem o teu motor 1.9 td e depois falamos eu se não tivesse a certeza do que estou a dizer não me pronunciava, volto a dizer que o motor do meu vitara esteve fora dele para reparação e esses motor xud do grupo psa dão para aplicar no vitara de 75 cv com algumas alterações não pensem que é chegar e tirar um e por outro. Mas com isto não é preciso ter medo da maquina eu continuo a gostar dos vitaras e só o vendi porque já me estava a entrar muito na carteira mas isso agora já são outras guerras.

Santinhos

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qui Ago 11, 2011 12:52 am

lfteixeira escreveu:
oh carvalho, que certeza tens tu dessa informação?

...No meu caso, tenciono (se conseguir) arranjar o intercooler e aumentar um pouco a pressão do turbo e debito. (de 0,3 para 0,5)
Ficará agradável qb, visto que mantenho os pneus originais.

....

Segundo li por foruns estrangeiros... so consegues aumentar a pressao do turbo se mexeres na bomba injetora (algo que nao é aconselhavel pois corres o risco de ficar tudo desrregulado)...

como o nosso vitas é atmosferico e nao turbinado mesmo que troques de turbo a pressao nao vai aumentar, mesmo que mexas no turbo a unica coisa que consegues fazer é com que o mesmo "dispare" mais cedo mas isso nao é dar-lhe mais pressao como algumas pessoas julgam, so como sentem mais cedo o coiçe pensam que sim Razz ...

para teres mais so mesmo trocar pela bomba bosh com os respetivos injetores so isso vai logo por si dar mais pressao ao turbo...
Ver perfil do usuário
lfteixeira

Número de Mensagens : 2221

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qui Ago 11, 2011 2:08 am

Isso vai uma confusão por ai!!!

Carvalho, os motores aplicados nos nossos Vitaras são PSA. Eu não estou a falar da versão que saiu no Peugeot 306/xantia.
O bloco é o mesmo tem todos, muda os periféricos, portanto a referencia do motor é XUD9 SD (vê o link do wikipédia).

Santinhos, o que dizes não é possivel.
1º Os motores, tal como indica o nome 1.9 TD são turbinados, todos eles. (Atmosférico só os a gasolina e os 1.9D)
2º Estes motores não tem regulação electrica da pressão do turbo, pelo que só mexeres na bomba não fazes nada. O que queres dizer é que as bombas da Bosch com LDA, quando "sentem" a pressão do turbo a aumentar compensam com mais combustivel proporcionando um aumento de força considerável. As bombas dos de 75cv (tipicamente Lucas) não tem o LDA.
Para aumentar a pressão do turbo, só mesmo regulando MECANICAMENTE a wastegate.

Ver perfil do usuário http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
bruno almeida

Número de Mensagens : 198

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Dom Ago 21, 2011 4:15 am

boas eu tenho o meu antigo vitara de 75 cv agora com cerca de 100 cv e nada rebentou pois acabei de chegar ao luxamburg e veio sempre por estrada fiz 2000 kilometros sempre com a rotaçao a 4000 ou 4500.......concluindo e uma grande maquina so parava para atestar e siga novamente e para mim o motor e mt bom pois vi mts carros nas vermas.........
Ver perfil do usuário
Ricardofhc

Número de Mensagens : 11

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qua Jan 27, 2016 3:16 pm

venho desenterrar um topico desculpem la.... lol!

tenho um vitara de 75cv, ja conta com intercooler, afinaçao da pressao no turbo no maximo, debito de gasoleo no maximo escape todo livre, esta a fazer cerca de 0.8 ou 0.9 b de pressao de pico

mesmo com uns pneus siroco 31 o carro esta a mexer se muito bem, e ainda nao tive problemas

agora queria saber se alguem ja trocou turbos para saber opinioes, neste verao vou meter outro turbo, queria por um de geometria variavel que é o que esta a precisar, talvez dos ibiza de 110cv, que aconselham?

Ver perfil do usuário
Santinhos

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qui Jan 28, 2016 12:20 am

Ja tens a bomba Bosch com "LDA" e injetores de 175bar? vais meter um turbo de geometria variavel num carro sem eletronica?!?!?! ... ate podes meter um turbo de um "aviao" o que manda é a bomba injetora....

esse carro/jipe com a bomba bosch e injetores (motor igual do 306 com 90cv) nao precisa de mais invencoes, ate porque se puxas demais por ele, pufffff ... se o mantiveres "saudavel" tens ai um jipe para a vida Smile
Ver perfil do usuário
Ricardofhc

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qui Jan 28, 2016 6:21 am

ainda tenho bomba lucas, quero por um de geometria mecanica, a ideia é ficar com melhores baixas pois este turbo mete pressao so dentro daquela rotaçao
bomba e injetores bosch vou meter tambem em breve juntamente com o turbo de geometria variavel
Ver perfil do usuário
Paulo Moleano

Número de Mensagens : 309

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qui Jan 28, 2016 7:00 am

Boas. Se quiseres fazer tudo isso o melhor a fazer é pores o motor do 306. Esse motor de origem do Vitara vai morrer mais tarde ou mais cedo...
Ver perfil do usuário
Ricardofhc

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qui Jan 28, 2016 1:12 pm

se partir leva um 2.0 hdi lol!

a ideia nao é essa, mas pronto, tambem ha que ter cuidados e nao é para andar a esgotar mudanças e a fazer picos de pressao, pelo menos muitas vezes claro lol
Ver perfil do usuário
Paulo Moleano

Número de Mensagens : 309

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Qui Jan 28, 2016 6:58 pm

Ricardofhc escreveu:
se partir leva um 2.0 hdi lol!

a ideia nao é essa, mas pronto, tambem ha que ter cuidados e nao é para andar a esgotar mudanças e a fazer picos de pressao, pelo menos muitas vezes claro lol
os pneus que tens são uns 31? Pois se forem tens que puxar pelo motor Smile
Ver perfil do usuário
Ricardofhc

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Sex Jan 29, 2016 5:33 am

sim sao uns 31, de 1ª tem sempre força, se meter 2ª as vezes ja morre, mas ate que nao se mexe nada mal como ja esta
Ver perfil do usuário
FernandesBushcraft

Número de Mensagens : 108

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Dom Jan 31, 2016 6:30 am

Estou a gostar deste tópico, porque tenho precisamente um 1.9 TDi de 90cv, e há outra diferença que não mencionaram, este tem radiador de óleo, e o 1.9 TD não tem.

Ele já anda o suficiente, porque o meu pai tem o 1.9 TD e nota-se a diferença.

Mesmo assim quero dar-lhe um cheirinho para sacar mais uns 10/15 cv, já a pensar em meter pneus maiores, ainda ando com os 195, mas não vou pôr mais de 235/75r15. Já alguém enfiou esta medida de pneus nas jantes de ferro de origem dos jimnys?
Ver perfil do usuário
ruca13

Número de Mensagens : 608

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   Dom Jan 31, 2016 12:14 pm

o meu tem o motor da um 405 1900td 92 cavalos bomba bosch (não mudei por o motor morrer ainda tenho o motor) e tenho turbo de geometria e funciona na perfeição agora tambem depende de quem fizer o trabalho.
ja agora por que é que um turbo de geometria so funciona com electrónica ? são os esperes na matéria e depois é por isso que muita gente não revela o "segredos" ou mostra o que faz nos jipes deles.

ja agora o 1.9td de 75 cavalos tambem tem radiador de oleo

qualquer motor pode morrer falam tanto nos motores dos vag que aguentam tudo e depois tambem partem e os motores do gr's e dos toyotas ate os dos wrangler a gasolina ja vi partirem não ha motores infernais mas isso é o que que acho tudo depende tambem da manutenção e de muito mais era um assunto que dava para escrever paginas..é a minha opinião
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: pressao no turbo   

pressao no turbo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Manometro de pressao do turbo
» manometro pressao do turbo
» pressao no turbo
» Turbo do 1.9TD