| turbo | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
eduardomeneses

Número de Mensagens : 38 Idade : 60 Localização : Abrantes Data de inscrição : 31/05/2012
 | Assunto: turbo Seg Mar 25, 2013 12:11 pm | |
| Boas
Porque é que o meu turbo KKK suzuki vitara 1.9 TD com bomba Bosch, só dá 0.5 Bars e só atua a partir das 3000 rpm? Já demos um toque no parafuso e não dá mais.....
Alguém me ajuda?
Obrigado |
|
 | |
Santinhos

Número de Mensagens : 418 Idade : 39 Data de inscrição : 04/01/2011
 | Assunto: Re: turbo Seg Mar 25, 2013 2:06 pm | |
| - A pressao da bomba bosch fica entre os 05/06 Bars logo penso estar correto - O turbo "dispara" ás 2300rpm's - Mexer no parafuso = asneira, mas os entendidos pensam o contrario mas depois no fim nao se ve nada...
Tens de ter em conta que tens um carro antigo sem eletronica a por tudo ali no ponto certo, podes nao ter a bomba devidamente posta a ponto e graus certos, pode ja nao estar nas melhores condicoes, pode ser o turbo que tb ja tenha visto melhores dias, podes ter perda de pressao em algum tubo roto etc etc... |
|
 | |
lfteixeira

Número de Mensagens : 2223 Idade : 37 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
 | Assunto: Re: turbo Seg Mar 25, 2013 2:15 pm | |
| Santinhos, estás a misturar tudo. No meu caso, aumentei o debito da bomba injectora e continuava com 0,3 bar de turbo e tinha fumo preto em aceleração. Ajustei a wastegate do turbo, e na posição maxima, consegui 0,6 bar. Não cheguei a confirmar se dava para aumentar mais a pressão do turbo, mas os 0,6 para mim eram suficientes. Com o debito de uma bomba Bosch, devia dar mais... |
|
 | |
Santinhos

| Assunto: Re: turbo Seg Mar 25, 2013 4:11 pm | |
| Lfteixeira. Bomba lucas de origem faz 0.3/0.4 Bar (74cvs) com injetores 155bar Bomba Bosch de origem faz 0.5/0.6 Bar (90cvs) com injetores 175bar A função do turbo é fornecer um volume de ar maior ao motor, possibilitando uma queima perfeita do combustível e um melhor desempenho. no teu caso como aumentaste apenas o debito de gasoleo da bomba lucas, tinhas menos ar = fumo negro, aumentando o volume de ar cumprimido de 0.3 para 0.6 conseguiste diminuir o fumo e aumentar a potencia, mas desequilibraste muito possivelmente tudo o resto e muito possivelmente elevaste bastante o consumo de combustivel. Alteracoes mesmo por quem sabe tem muito que se lhe diga e 80% das vezes dá mau resultado, neste caso concreto de motores 1.9td a unica coisa fiavel a fazer é substituir o sistema de injecao lucas pelo bosch (bomba e injetores). tudo o resto é dores de cabeça, mas cada um sabe da sua carteira e quem avisa seu amigo é... Se mesmo assim nao ficarem satisfeitos com o rsultado o melhor é trocar de jipe, ou embarcar na aventura |
|
 | |
metaleiro

Número de Mensagens : 741 Idade : 30 Localização : milheiros Data de inscrição : 01/07/2012
 | Assunto: Re: turbo Seg Mar 25, 2013 4:41 pm | |
|  abre mas e essa bombao o meu e um kkk tenho bomba bosch faz 1 bar so nao dou mais pk o turbo provavelmente esbangalhasse todo e abre antes um bocado das 2 mil ate o rolantim assobia e espilrra quando paro de acelarar parece um tgv ja anda assim a muito tempo e sempre sem stress mesmo que apertes o parafuso do turbo todo se nao abrires a bomba pouco faz |
|
 | |
lfteixeira

Número de Mensagens : 2223 Idade : 37 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
 | Assunto: Re: turbo Seg Mar 25, 2013 4:59 pm | |
| Damos a volta e continuamos na mesma. A bomba injectora não faz pressão nenhuma, o turbo é que faz. Se quiseres eu ponho-te o turbo mesmo com uma bomba Bosch a dar 0,1bar. Quanto a meter-se em trabalho, acho que tu meteste-te em mais do que os restantes. Já tens o teu a andar após a mudança de bomba? Quanto aos consumos, é obvio que um motor para debitar mais potencia precisa de mais combustivel. |
|
 | |
metaleiro

Número de Mensagens : 741 Idade : 30 Localização : milheiros Data de inscrição : 01/07/2012
 | Assunto: Re: turbo Seg Mar 25, 2013 5:08 pm | |
|  eu ja ando nisto a alguns anos e se abrires a wastegate claro que o turbo nao ganha pressao ou ganha so ate lhe dares afinaçao para ixo agora se a ideia e dar pressao mesmo que feixes a waste gate o maximo se nao lhe deres gasoleo ele nao ganha pressao porque o turbo trabalha com a compressao do escape e quanto mais gasoleo maior e a combustao automaticamente sai mais compressao para o escape o que faz a helice do turbo rodar mais rapido capiche?? se tiveres duvidas esperimenta fechar a bomba ao maximo e a seguir poe o turbo a fazer um bar como o meu |
|
 | |
metaleiro

| Assunto: Re: turbo Seg Mar 25, 2013 5:21 pm | |
| erro comum ja montes de pessoas com esse dilema (ja apertei o parafudo todo e nao ganha pressao) sem gasoleo a serio?? entao o turbo trabalha com o que?? compressao do radiador??
Última edição por metaleiro em Seg Mar 25, 2013 5:29 pm, editado 1 vez(es) |
|
 | |
metaleiro

| Assunto: Re: turbo Seg Mar 25, 2013 5:23 pm | |
| - eduardomeneses escreveu:
- Boas
Porque é que o meu turbo KKK suzuki vitara 1.9 TD com bomba Bosch, só dá 0.5 Bars e só atua a partir das 3000 rpm? Já demos um toque no parafuso e não dá mais.....
Alguém me ajuda?
Obrigado
se nao fosses de tao longe metiate ixo a comer lama |
|
 | |
metaleiro

| Assunto: Re: turbo Seg Mar 25, 2013 5:28 pm | |
| teixeira nao leves a mal mas isso para mim nao e um passa tempo e o meu trabalho e nao sou nenhum incompetente ou novato na materia por ixo e que fico danado knd corrigem algo que esta certo e falo com certeza pk como ja dixe e o meu trabalho ja nao tenho mais grandes esperiancias pa fazer |
|
 | |
lfteixeira

| Assunto: Re: turbo Ter Mar 26, 2013 1:05 am | |
| - metaleiro escreveu:
- teixeira nao leves a mal mas isso para mim nao e um passa tempo e o meu trabalho e nao sou nenhum incompetente ou novato na materia por ixo e que fico danado knd corrigem algo que esta certo e falo com certeza pk como ja dixe e o meu trabalho ja nao tenho mais grandes esperiancias pa fazer
Eu não levo nada a mal! Até nem estava a responder a ti! Se leres bem o que eu escrevi, eu concordei contigo! A resposta era ao Santinhos... É que diz que mexer é meter em sarilhos, o que não é verdade. E ele mudou para a bomba bosch e pelo que li no tópico dele a coisa ainda não funcionou em condições. Interessante... PS: Se formos por ai, eu tambem sei do que falo. Já altero carros turbinados há muitos anos. |
|
 | |
Santinhos

| Assunto: Re: turbo Ter Mar 26, 2013 2:01 am | |
| O meu carro ja anda como deve de ser  e nao graças a nenhum dos que por aqui anda Pois por aqui fala-se muito mas depois nao se ve nada, tem tudo carros bons mas estranhamente estao na secção das vendas Toda a gente faz e acontece e ninguem me soube explicar - como por a bomba a ponto e com os graus certos, que ate vêm referenciados na propria bomba, - onde ligar o fio á ignicão, ou seja qual o fio correto etc. - qual a ordem certa dos tubos que ligam aos injetores (que faz toda a diferenca do planeta) e nao é igual á ordem da bomba lucas tal como eu suspeitava e era dai o meu problema de fumo e falta de potencia. Nao precisei de mexer em turbo nenhum e estranhamente aumentou a pressao do mesmo, realmente alem de nao preceber nada disto devo ter um jipe especial de corrida... enfim nem sei pq fui gastar dinheiro quando o segredo estava no turbo  é so enginheiros, adiante... o carro em termos de performance esta do dia para noite esta tudo a ponto anda muito bem mesmo, o radiador dispara muito menos vezes e quando dispara ja nem se sente aquela perda enorme de potencia, a nivel de consumo esta igual. |
|
 | |
lfteixeira

| Assunto: Re: turbo Ter Mar 26, 2013 3:29 am | |
| Santinhos, todos nós sabemos que o teu carro é especial. Isso não é novidade para nenhum dos regulares aqui do forum. Ainda bem que já resolveste o teu problema da substituição da bomba. Mas nesse caso atiraste ao lado, pois não substitui a minha e não tenciono substituir. E assim sendo, não tinha como ajudar. No entanto, não percebo como tiveste tantos problemas, sendo tu uma pessoa tão informada e sempre pronta a opinar sobre as opções dos outros. Espero que te dure muitos quilometros, tenha força que nunca mais acabe e o consumo seja inferior. E estimo em saber que a mudança de bomba injectora faça com que o carro aqueça menos. (apesar de andar mais, puxar mais e gastar menos!) A fisica tem daquelas coisas... O teu Vitara é realmente especial... estima-o. Quanto ao meu estar na secção de vendas, queres comprar? |
|
 | |
calehh

Número de Mensagens : 4 Idade : 26 Localização : porto (borgo, CORSE,FRANÇA) Data de inscrição : 17/03/2013
 | Assunto: Re: turbo Ter Mar 26, 2013 10:01 am | |
| |
|
 | |
metaleiro

| Assunto: Re: turbo Ter Mar 26, 2013 1:52 pm | |
| tambem vendo o meu e ja tem bomba bosch e tudo |
|
 | |
Santinhos

| Assunto: Re: turbo Ter Mar 26, 2013 2:59 pm | |
| - lfteixeira escreveu:
- Santinhos, todos nós sabemos que o teu carro é especial.
Isso não é novidade para nenhum dos regulares aqui do forum.
Ainda bem que já resolveste o teu problema da substituição da bomba. Mas nesse caso atiraste ao lado, pois não substitui a minha e não tenciono substituir. E assim sendo, não tinha como ajudar. No entanto, não percebo como tiveste tantos problemas, sendo tu uma pessoa tão informada e sempre pronta a opinar sobre as opções dos outros.
Espero que te dure muitos quilometros, tenha força que nunca mais acabe e o consumo seja inferior. E estimo em saber que a mudança de bomba injectora faça com que o carro aqueça menos. (apesar de andar mais, puxar mais e gastar menos!) A fisica tem daquelas coisas...
O teu Vitara é realmente especial... estima-o.
Quanto ao meu estar na secção de vendas, queres comprar?
Amigo Lfteixeira 1- Sei bem que nao tens bomba bosch, tenho acompanhado os teus topicos... 2- Tive probelmas pq nao sou mecanico, fui eu que fiz o trabalho e sem ajuda quase nenhuma produtiva daqui so com bitaites de malta que diz faz e acontece e depois nao se ve nada, é complicado  (mudei correias, bomba agua, bomba injetora, injetores, bomba vacuo e embreagem). 3- Tou disponivel a passar a info que adquiri com esta aventura, ate tenho fotos e tudo  4- Sim anda mais, aquece menos e gasta a mesma coisa pois pus tudo a ponto e nao alterei nada para por mais debito ou por mais pressao no turbo etc etc... alias se tiveres ainda o livro do teu carro vais ver que o jipe 1.9TD de 90cv gasta menos e anda mais que o teu de 75cv  ta la na ficha tecnica, se nao tiveres avisa que eu tiro uma foto do meu e meto aqui  |
|
 | |
lfteixeira

| Assunto: Re: turbo Ter Mar 26, 2013 6:27 pm | |
| - Santinhos escreveu:
- 4- Sim anda mais, aquece menos e gasta a mesma coisa pois pus tudo a ponto e nao alterei nada para por mais debito ou por mais pressao no turbo etc etc... alias se tiveres ainda o livro do teu carro vais ver que o jipe 1.9TD de 90cv gasta menos e anda mais que o teu de 75cv
ta la na ficha tecnica, se nao tiveres avisa que eu tiro uma foto do meu e meto aqui 
Sim, é verdade. Mas o motivo pela qual gasta menos não é a bomba Bosch, mas sim os grupos conicos. Pois enquanto os 1.9TD de 75cv vieram com grupos 4.875, os de 90cv vem com grupos 4.30. Fazendo com que andes a rotações mais baixas à mesma velocidade com a respectiva consequencia no consumo! Fica a informação! |
|
 | |
Santinhos

| Assunto: Re: turbo Qua Mar 27, 2013 7:41 am | |
| Pronto sou eu que tenho um jipe especial  um dia que calhe a malta bebe um copo depois ves ao vivo e a cores  Abraço Santinhos |
|
 | |
lfteixeira

| Assunto: Re: turbo Qua Mar 27, 2013 9:52 am | |
| - Santinhos escreveu:
- ... um dia que calhe a malta bebe um copo depois ves ao vivo e a cores

Assim é que é falar! Combinado. |
|
 | |
metaleiro

| Assunto: Re: turbo Qua Mar 27, 2013 3:29 pm | |
| eu nao posso ir?? |
|
 | |
CMSPereira

Número de Mensagens : 466 Idade : 29 Localização : Ponte de Lima Data de inscrição : 28/05/2011
 | Assunto: Re: turbo Qui Mar 28, 2013 2:33 am | |
| O meu não tem bomba Bosch, mas tem uma Lucas de um Xsara TD 90cv e posso dizer que ficou a andar bem, mas os consumos aumentaram +- 1 litro... (mas pode ser por agora dar mais gosto puxar por ele e eu não resisto...  ) Mas a bomba Bosch é mais poupadinha do que a Lucas. Santinhos, eu dei-te a posição certa dos tubos, não podes dizer que a malta não te ajudou na alteração. |
|
 | |
Santinhos

| Assunto: Re: turbo Qui Mar 28, 2013 3:47 am | |
| - CMSPereira escreveu:
- O meu não tem bomba Bosch, mas tem uma Lucas de um Xsara TD 90cv e posso dizer que ficou a andar bem, mas os consumos aumentaram +- 1 litro... (mas pode ser por agora dar mais gosto puxar por ele e eu não resisto...
) Mas a bomba Bosch é mais poupadinha do que a Lucas.
Santinhos, eu dei-te a posição certa dos tubos, não podes dizer que a malta não te ajudou na alteração.
Deste a posição da tua bomba, mas a posição difere de bomba para bomba pois a ordem de injecção é diferente, ja para nao falar na ordem dos cilindros que no nossos motores é contraria aos dos peugeot's 306 salvo erro. ou seja no nossos é 4321 nos peugeot's é 1234. Eu a partir do pressuposto que era tudo igual nunca mais dava com a coisa, afinal nao sou mecanico e tenho de me basear nos bitaites e no que vou lendo de manuais que saco da net. |
|
 | |
Santinhos

| |
 | |
JamesPT

Número de Mensagens : 253 Idade : 46 Localização : Sangalhos, Aveiro Data de inscrição : 10/11/2011
 | Assunto: Re: turbo Qui Mar 28, 2013 6:23 am | |
| Vrrooommm Vrrooom! ajustando o link waste-gate é difícil, a instalação de um manual-boost-controle é o que eu fiz, montado perto da airfilter, você pode ajustá-lo como você precisa! ... Para dirigir para casa, eu colocá-lo para cerca de 0.7bar, e para TT (quando eu chegar, eu dou-lhe alguns "cliques") a ser a 1bar. Eu não vou entrar na discussão Sintonia Bosch ... ok, talvez! lol leia este (Sorry English) (no entanto, não pode usar front-back/left-right como um Rover) https://dl.dropbox.com/u/1279599/Tuning_Land_Rover_Tdi_engines_Rev_2.pdf |
|
 | |
CMSPereira

Número de Mensagens : 466 Idade : 29 Localização : Ponte de Lima Data de inscrição : 28/05/2011
 | Assunto: Re: turbo Qui Mar 28, 2013 11:01 am | |
| - Santinhos escreveu:
- CMSPereira escreveu:
- O meu não tem bomba Bosch, mas tem uma Lucas de um Xsara TD 90cv e posso dizer que ficou a andar bem, mas os consumos aumentaram +- 1 litro... (mas pode ser por agora dar mais gosto puxar por ele e eu não resisto...
) Mas a bomba Bosch é mais poupadinha do que a Lucas.
Santinhos, eu dei-te a posição certa dos tubos, não podes dizer que a malta não te ajudou na alteração.
Deste a posição da tua bomba, mas a posição difere de bomba para bomba pois a ordem de injecção é diferente, ja para nao falar na ordem dos cilindros que no nossos motores é contraria aos dos peugeot's 306 salvo erro.
ou seja no nossos é 4321 nos peugeot's é 1234. Eu a partir do pressuposto que era tudo igual nunca mais dava com a coisa, afinal nao sou mecanico e tenho de me basear nos bitaites e no que vou lendo de manuais que saco da net.
Essa bomba devia ser de um peugeot ou citroen, por isso é igual... |
|
 | |
Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: turbo  | |
| |
|
 | |
| turbo | |
|