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 turbo

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eduardomeneses

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MensagemAssunto: turbo   Seg Mar 25, 2013 12:11 pm

Boas

Porque é que o meu turbo KKK suzuki vitara 1.9 TD com bomba Bosch, só dá 0.5 Bars e só atua a partir das 3000 rpm?
Já demos um toque no parafuso e não dá mais.....

Alguém me ajuda?

Obrigado
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Santinhos

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MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 2:06 pm

- A pressao da bomba bosch fica entre os 05/06 Bars logo penso estar correto
- O turbo "dispara" ás 2300rpm's
- Mexer no parafuso = asneira, mas os entendidos pensam o contrario mas depois no fim nao se ve nada...

Tens de ter em conta que tens um carro antigo sem eletronica a por tudo ali no ponto certo, podes nao ter a bomba devidamente posta a ponto e graus certos, pode ja nao estar nas melhores condicoes, pode ser o turbo que tb ja tenha visto melhores dias, podes ter perda de pressao em algum tubo roto etc etc...
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 2:15 pm

Santinhos, estás a misturar tudo.

No meu caso, aumentei o debito da bomba injectora e continuava com 0,3 bar de turbo e tinha fumo preto em aceleração.
Ajustei a wastegate do turbo, e na posição maxima, consegui 0,6 bar.

Não cheguei a confirmar se dava para aumentar mais a pressão do turbo, mas os 0,6 para mim eram suficientes.

Com o debito de uma bomba Bosch, devia dar mais... Very Happy
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Santinhos

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MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 4:11 pm

Lfteixeira.

Bomba lucas de origem faz 0.3/0.4 Bar (74cvs) com injetores 155bar
Bomba Bosch de origem faz 0.5/0.6 Bar (90cvs) com injetores 175bar

A função do turbo é fornecer um volume de ar maior ao motor, possibilitando uma queima perfeita do combustível e um melhor desempenho. no teu caso como aumentaste apenas o debito de gasoleo da bomba lucas, tinhas menos ar = fumo negro, aumentando o volume de ar cumprimido de 0.3 para 0.6 conseguiste diminuir o fumo e aumentar a potencia, mas desequilibraste muito possivelmente tudo o resto e muito possivelmente elevaste bastante o consumo de combustivel.

Alteracoes mesmo por quem sabe tem muito que se lhe diga e 80% das vezes dá mau resultado, neste caso concreto de motores 1.9td a unica coisa fiavel a fazer é substituir o sistema de injecao lucas pelo bosch (bomba e injetores). tudo o resto é dores de cabeça, mas cada um sabe da sua carteira e quem avisa seu amigo é...

Se mesmo assim nao ficarem satisfeitos com o rsultado o melhor é trocar de jipe, ou embarcar na aventura Cool
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metaleiro

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MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 4:41 pm

lol! abre mas e essa bombao o meu e um kkk tenho bomba bosch faz 1 bar so nao dou mais pk o turbo provavelmente esbangalhasse todo e abre antes um bocado das 2 mil ate o rolantim assobia e espilrra quando paro de acelarar parece um tgv ja anda assim a muito tempo e sempre sem stress mesmo que apertes o parafuso do turbo todo se nao abrires a bomba pouco faz
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 4:59 pm

Damos a volta e continuamos na mesma.

A bomba injectora não faz pressão nenhuma, o turbo é que faz.
Se quiseres eu ponho-te o turbo mesmo com uma bomba Bosch a dar 0,1bar. Very Happy

Quanto a meter-se em trabalho, acho que tu meteste-te em mais do que os restantes.
Já tens o teu a andar após a mudança de bomba?

Quanto aos consumos, é obvio que um motor para debitar mais potencia precisa de mais combustivel.
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metaleiro

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MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 5:08 pm

lol! eu ja ando nisto a alguns anos e se abrires a wastegate claro que o turbo nao ganha pressao ou ganha so ate lhe dares afinaçao para ixo agora se a ideia e dar pressao mesmo que feixes a waste gate o maximo se nao lhe deres gasoleo ele nao ganha pressao porque o turbo trabalha com a compressao do escape e quanto mais gasoleo maior e a combustao automaticamente sai mais compressao para o escape o que faz a helice do turbo rodar mais rapido capiche?? lol!
se tiveres duvidas esperimenta fechar a bomba ao maximo e a seguir poe o turbo a fazer um bar como o meu
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metaleiro

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MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 5:21 pm

erro comum ja montes de pessoas com esse dilema (ja apertei o parafudo todo e nao ganha pressao) sem gasoleo a serio??
entao o turbo trabalha com o que?? compressao do radiador?? lol!


Última edição por metaleiro em Seg Mar 25, 2013 5:29 pm, editado 1 vez(es)
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metaleiro

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MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 5:23 pm

eduardomeneses escreveu:
Boas

Porque é que o meu turbo KKK suzuki vitara 1.9 TD com bomba Bosch, só dá 0.5 Bars e só atua a partir das 3000 rpm?
Já demos um toque no parafuso e não dá mais.....

Alguém me ajuda?

Obrigado
se nao fosses de tao longe metiate ixo a comer lama lol!
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metaleiro

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MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 5:28 pm

teixeira nao leves a mal mas isso para mim nao e um passa tempo e o meu trabalho e nao sou nenhum incompetente ou novato na materia por ixo e que fico danado knd corrigem algo que esta certo e falo com certeza pk como ja dixe e o meu trabalho ja nao tenho mais grandes esperiancias pa fazer
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MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 1:05 am

metaleiro escreveu:
teixeira nao leves a mal mas isso para mim nao e um passa tempo e o meu trabalho e nao sou nenhum incompetente ou novato na materia por ixo e que fico danado knd corrigem algo que esta certo e falo com certeza pk como ja dixe e o meu trabalho ja nao tenho mais grandes esperiancias pa fazer

Eu não levo nada a mal!
Até nem estava a responder a ti! Very Happy

Se leres bem o que eu escrevi, eu concordei contigo!

A resposta era ao Santinhos... É que diz que mexer é meter em sarilhos, o que não é verdade.
E ele mudou para a bomba bosch e pelo que li no tópico dele a coisa ainda não funcionou em condições.
Interessante...


PS: Se formos por ai, eu tambem sei do que falo. Já altero carros turbinados há muitos anos.
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Santinhos

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MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 2:01 am

O meu carro ja anda como deve de ser Smile e nao graças a nenhum dos que por aqui anda Rolling Eyes

Pois por aqui fala-se muito mas depois nao se ve nada, tem tudo carros bons mas estranhamente estao na secção das vendas Cool

Toda a gente faz e acontece e ninguem me soube explicar

- como por a bomba a ponto e com os graus certos, que ate vêm referenciados na propria bomba,
- onde ligar o fio á ignicão, ou seja qual o fio correto etc.
- qual a ordem certa dos tubos que ligam aos injetores (que faz toda a diferenca do planeta) e nao é igual á ordem da bomba lucas tal como eu suspeitava e era dai o meu problema de fumo e falta de potencia.

Nao precisei de mexer em turbo nenhum e estranhamente aumentou a pressao do mesmo, realmente alem de nao preceber nada disto devo ter um jipe especial de corrida... enfim nem sei pq fui gastar dinheiro quando o segredo estava no turbo lol! é so enginheiros, adiante... o carro em termos de performance esta do dia para noite esta tudo a ponto anda muito bem mesmo, o radiador dispara muito menos vezes e quando dispara ja nem se sente aquela perda enorme de potencia, a nivel de consumo esta igual.
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 3:29 am

Santinhos, todos nós sabemos que o teu carro é especial.
Isso não é novidade para nenhum dos regulares aqui do forum.

Ainda bem que já resolveste o teu problema da substituição da bomba.
Mas nesse caso atiraste ao lado, pois não substitui a minha e não tenciono substituir. E assim sendo, não tinha como ajudar.
No entanto, não percebo como tiveste tantos problemas, sendo tu uma pessoa tão informada e sempre pronta a opinar sobre as opções dos outros.

Espero que te dure muitos quilometros, tenha força que nunca mais acabe e o consumo seja inferior.
E estimo em saber que a mudança de bomba injectora faça com que o carro aqueça menos. (apesar de andar mais, puxar mais e gastar menos!) A fisica tem daquelas coisas...

O teu Vitara é realmente especial... estima-o.


Quanto ao meu estar na secção de vendas, queres comprar? Very Happy
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calehh

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MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 10:01 am

lol!
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metaleiro

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MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 1:52 pm

lol!
tambem vendo o meu e ja tem bomba bosch e tudo
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Santinhos

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MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 2:59 pm

lfteixeira escreveu:
Santinhos, todos nós sabemos que o teu carro é especial.
Isso não é novidade para nenhum dos regulares aqui do forum.

Ainda bem que já resolveste o teu problema da substituição da bomba.
Mas nesse caso atiraste ao lado, pois não substitui a minha e não tenciono substituir. E assim sendo, não tinha como ajudar.
No entanto, não percebo como tiveste tantos problemas, sendo tu uma pessoa tão informada e sempre pronta a opinar sobre as opções dos outros.

Espero que te dure muitos quilometros, tenha força que nunca mais acabe e o consumo seja inferior.
E estimo em saber que a mudança de bomba injectora faça com que o carro aqueça menos. (apesar de andar mais, puxar mais e gastar menos!) A fisica tem daquelas coisas...

O teu Vitara é realmente especial... estima-o.


Quanto ao meu estar na secção de vendas, queres comprar? Very Happy

Amigo Lfteixeira

1- Sei bem que nao tens bomba bosch, tenho acompanhado os teus topicos...
2- Tive probelmas pq nao sou mecanico, fui eu que fiz o trabalho e sem ajuda quase nenhuma produtiva daqui so com bitaites de malta que diz faz e acontece e depois nao se ve nada, é complicado Wink (mudei correias, bomba agua, bomba injetora, injetores, bomba vacuo e embreagem).
3- Tou disponivel a passar a info que adquiri com esta aventura, ate tenho fotos e tudo Wink
4- Sim anda mais, aquece menos e gasta a mesma coisa pois pus tudo a ponto e nao alterei nada para por mais debito ou por mais pressao no turbo etc etc... alias se tiveres ainda o livro do teu carro vais ver que o jipe 1.9TD de 90cv gasta menos e anda mais que o teu de 75cv Wink ta la na ficha tecnica, se nao tiveres avisa que eu tiro uma foto do meu e meto aqui Smile
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 6:27 pm

Santinhos escreveu:
4- Sim anda mais, aquece menos e gasta a mesma coisa pois pus tudo a ponto e nao alterei nada para por mais debito ou por mais pressao no turbo etc etc... alias se tiveres ainda o livro do teu carro vais ver que o jipe 1.9TD de 90cv gasta menos e anda mais que o teu de 75cv Wink ta la na ficha tecnica, se nao tiveres avisa que eu tiro uma foto do meu e meto aqui Smile

Sim, é verdade.
Mas o motivo pela qual gasta menos não é a bomba Bosch, mas sim os grupos conicos.
Pois enquanto os 1.9TD de 75cv vieram com grupos 4.875, os de 90cv vem com grupos 4.30.

Fazendo com que andes a rotações mais baixas à mesma velocidade com a respectiva consequencia no consumo!

Fica a informação! Cool
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Santinhos

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MensagemAssunto: Re: turbo   Qua Mar 27, 2013 7:41 am

Pronto sou eu que tenho um jipe especial Razz Razz Razz um dia que calhe a malta bebe um copo depois ves ao vivo e a cores Wink

Abraço
Santinhos
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lfteixeira

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MensagemAssunto: Re: turbo   Qua Mar 27, 2013 9:52 am

Santinhos escreveu:
... um dia que calhe a malta bebe um copo depois ves ao vivo e a cores Wink

Assim é que é falar! cheers

Combinado.
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metaleiro

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MensagemAssunto: Re: turbo   Qua Mar 27, 2013 3:29 pm

eu nao posso ir?? lol!
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CMSPereira

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MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 2:33 am

O meu não tem bomba Bosch, mas tem uma Lucas de um Xsara TD 90cv e posso dizer que ficou a andar bem, mas os consumos aumentaram +- 1 litro... (mas pode ser por agora dar mais gosto puxar por ele e eu não resisto... lol! ) Mas a bomba Bosch é mais poupadinha do que a Lucas.

Santinhos, eu dei-te a posição certa dos tubos, não podes dizer que a malta não te ajudou na alteração.
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Santinhos

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MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 3:47 am

CMSPereira escreveu:
O meu não tem bomba Bosch, mas tem uma Lucas de um Xsara TD 90cv e posso dizer que ficou a andar bem, mas os consumos aumentaram +- 1 litro... (mas pode ser por agora dar mais gosto puxar por ele e eu não resisto... lol! ) Mas a bomba Bosch é mais poupadinha do que a Lucas.

Santinhos, eu dei-te a posição certa dos tubos, não podes dizer que a malta não te ajudou na alteração.

Deste a posição da tua bomba, mas a posição difere de bomba para bomba pois a ordem de injecção é diferente, ja para nao falar na ordem dos cilindros que no nossos motores é contraria aos dos peugeot's 306 salvo erro.

ou seja no nossos é 4321 nos peugeot's é 1234. Eu a partir do pressuposto que era tudo igual nunca mais dava com a coisa, afinal nao sou mecanico e tenho de me basear nos bitaites e no que vou lendo de manuais que saco da net.
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Santinhos

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MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 3:50 am

metaleiro escreveu:
eu nao posso ir?? lol!

Claro que sim Very Happy afinal uma coisa sao palavras outra é ver as coisas Smile
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JamesPT

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MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 6:23 am

Vrrooommm Vrrooom!




lol!

ajustando o link waste-gate é difícil, a instalação de um manual-boost-controle é o que eu fiz, montado perto da airfilter, você pode ajustá-lo como você precisa! ... Para dirigir para casa, eu colocá-lo para cerca de 0.7bar, e para TT (quando eu chegar, eu dou-lhe alguns "cliques") a ser a 1bar.

Eu não vou entrar na discussão Sintonia Bosch ... ok, talvez! lol

leia este (Sorry English) (no entanto, não pode usar front-back/left-right como um Rover)
https://dl.dropbox.com/u/1279599/Tuning_Land_Rover_Tdi_engines_Rev_2.pdf
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CMSPereira

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MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 11:01 am

Santinhos escreveu:
CMSPereira escreveu:
O meu não tem bomba Bosch, mas tem uma Lucas de um Xsara TD 90cv e posso dizer que ficou a andar bem, mas os consumos aumentaram +- 1 litro... (mas pode ser por agora dar mais gosto puxar por ele e eu não resisto... lol! ) Mas a bomba Bosch é mais poupadinha do que a Lucas.

Santinhos, eu dei-te a posição certa dos tubos, não podes dizer que a malta não te ajudou na alteração.

Deste a posição da tua bomba, mas a posição difere de bomba para bomba pois a ordem de injecção é diferente, ja para nao falar na ordem dos cilindros que no nossos motores é contraria aos dos peugeot's 306 salvo erro.

ou seja no nossos é 4321 nos peugeot's é 1234. Eu a partir do pressuposto que era tudo igual nunca mais dava com a coisa, afinal nao sou mecanico e tenho de me basear nos bitaites e no que vou lendo de manuais que saco da net.
Essa bomba devia ser de um peugeot ou citroen, por isso é igual...
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MensagemAssunto: Re: turbo   

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