InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3047 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de LeonardoSantos2

Os nossos membros postaram um total de 72477 mensagens em 8984 assuntos
Os membros mais ativos da semana
LeonardoSantos2

LeonardoSantos

hellokitty

Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
6 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 6 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe | 

turbo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
eduardomeneses

Número de Mensagens : 34

MensagemAssunto: turbo   Seg Mar 25, 2013 12:11 pm

Boas

Porque é que o meu turbo KKK suzuki vitara 1.9 TD com bomba Bosch, só dá 0.5 Bars e só atua a partir das 3000 rpm?
Já demos um toque no parafuso e não dá mais.....

Alguém me ajuda?

Obrigado
Ver perfil do usuário
Santinhos

Número de Mensagens : 418

MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 2:06 pm

- A pressao da bomba bosch fica entre os 05/06 Bars logo penso estar correto
- O turbo "dispara" ás 2300rpm's
- Mexer no parafuso = asneira, mas os entendidos pensam o contrario mas depois no fim nao se ve nada...

Tens de ter em conta que tens um carro antigo sem eletronica a por tudo ali no ponto certo, podes nao ter a bomba devidamente posta a ponto e graus certos, pode ja nao estar nas melhores condicoes, pode ser o turbo que tb ja tenha visto melhores dias, podes ter perda de pressao em algum tubo roto etc etc...
Ver perfil do usuário
lfteixeira

Número de Mensagens : 2221

MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 2:15 pm

Santinhos, estás a misturar tudo.

No meu caso, aumentei o debito da bomba injectora e continuava com 0,3 bar de turbo e tinha fumo preto em aceleração.
Ajustei a wastegate do turbo, e na posição maxima, consegui 0,6 bar.

Não cheguei a confirmar se dava para aumentar mais a pressão do turbo, mas os 0,6 para mim eram suficientes.

Com o debito de uma bomba Bosch, devia dar mais... Very Happy
Ver perfil do usuário http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
Santinhos

MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 4:11 pm

Lfteixeira.

Bomba lucas de origem faz 0.3/0.4 Bar (74cvs) com injetores 155bar
Bomba Bosch de origem faz 0.5/0.6 Bar (90cvs) com injetores 175bar

A função do turbo é fornecer um volume de ar maior ao motor, possibilitando uma queima perfeita do combustível e um melhor desempenho. no teu caso como aumentaste apenas o debito de gasoleo da bomba lucas, tinhas menos ar = fumo negro, aumentando o volume de ar cumprimido de 0.3 para 0.6 conseguiste diminuir o fumo e aumentar a potencia, mas desequilibraste muito possivelmente tudo o resto e muito possivelmente elevaste bastante o consumo de combustivel.

Alteracoes mesmo por quem sabe tem muito que se lhe diga e 80% das vezes dá mau resultado, neste caso concreto de motores 1.9td a unica coisa fiavel a fazer é substituir o sistema de injecao lucas pelo bosch (bomba e injetores). tudo o resto é dores de cabeça, mas cada um sabe da sua carteira e quem avisa seu amigo é...

Se mesmo assim nao ficarem satisfeitos com o rsultado o melhor é trocar de jipe, ou embarcar na aventura Cool
Ver perfil do usuário
metaleiro

Número de Mensagens : 741

MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 4:41 pm

lol! abre mas e essa bombao o meu e um kkk tenho bomba bosch faz 1 bar so nao dou mais pk o turbo provavelmente esbangalhasse todo e abre antes um bocado das 2 mil ate o rolantim assobia e espilrra quando paro de acelarar parece um tgv ja anda assim a muito tempo e sempre sem stress mesmo que apertes o parafuso do turbo todo se nao abrires a bomba pouco faz
Ver perfil do usuário
lfteixeira

MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 4:59 pm

Damos a volta e continuamos na mesma.

A bomba injectora não faz pressão nenhuma, o turbo é que faz.
Se quiseres eu ponho-te o turbo mesmo com uma bomba Bosch a dar 0,1bar. Very Happy

Quanto a meter-se em trabalho, acho que tu meteste-te em mais do que os restantes.
Já tens o teu a andar após a mudança de bomba?

Quanto aos consumos, é obvio que um motor para debitar mais potencia precisa de mais combustivel.
metaleiro

MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 5:08 pm

lol! eu ja ando nisto a alguns anos e se abrires a wastegate claro que o turbo nao ganha pressao ou ganha so ate lhe dares afinaçao para ixo agora se a ideia e dar pressao mesmo que feixes a waste gate o maximo se nao lhe deres gasoleo ele nao ganha pressao porque o turbo trabalha com a compressao do escape e quanto mais gasoleo maior e a combustao automaticamente sai mais compressao para o escape o que faz a helice do turbo rodar mais rapido capiche?? lol!
se tiveres duvidas esperimenta fechar a bomba ao maximo e a seguir poe o turbo a fazer um bar como o meu
Ver perfil do usuário
metaleiro

MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 5:21 pm

erro comum ja montes de pessoas com esse dilema (ja apertei o parafudo todo e nao ganha pressao) sem gasoleo a serio??
entao o turbo trabalha com o que?? compressao do radiador?? lol!

Última edição por metaleiro em Seg Mar 25, 2013 5:29 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
metaleiro

MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 5:23 pm

eduardomeneses escreveu:
Boas

Porque é que o meu turbo KKK suzuki vitara 1.9 TD com bomba Bosch, só dá 0.5 Bars e só atua a partir das 3000 rpm?
Já demos um toque no parafuso e não dá mais.....

Alguém me ajuda?

Obrigado
se nao fosses de tao longe metiate ixo a comer lama lol!
Ver perfil do usuário
metaleiro

MensagemAssunto: Re: turbo   Seg Mar 25, 2013 5:28 pm

teixeira nao leves a mal mas isso para mim nao e um passa tempo e o meu trabalho e nao sou nenhum incompetente ou novato na materia por ixo e que fico danado knd corrigem algo que esta certo e falo com certeza pk como ja dixe e o meu trabalho ja nao tenho mais grandes esperiancias pa fazer
Ver perfil do usuário
lfteixeira

MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 1:05 am

metaleiro escreveu:
teixeira nao leves a mal mas isso para mim nao e um passa tempo e o meu trabalho e nao sou nenhum incompetente ou novato na materia por ixo e que fico danado knd corrigem algo que esta certo e falo com certeza pk como ja dixe e o meu trabalho ja nao tenho mais grandes esperiancias pa fazer

Eu não levo nada a mal!
Até nem estava a responder a ti! Very Happy

Se leres bem o que eu escrevi, eu concordei contigo!

A resposta era ao Santinhos... É que diz que mexer é meter em sarilhos, o que não é verdade.
E ele mudou para a bomba bosch e pelo que li no tópico dele a coisa ainda não funcionou em condições.
Interessante...

PS: Se formos por ai, eu tambem sei do que falo. Já altero carros turbinados há muitos anos.
Santinhos

MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 2:01 am

O meu carro ja anda como deve de ser Smile e nao graças a nenhum dos que por aqui anda Rolling Eyes

Pois por aqui fala-se muito mas depois nao se ve nada, tem tudo carros bons mas estranhamente estao na secção das vendas Cool

Toda a gente faz e acontece e ninguem me soube explicar

- como por a bomba a ponto e com os graus certos, que ate vêm referenciados na propria bomba,
- onde ligar o fio á ignicão, ou seja qual o fio correto etc.
- qual a ordem certa dos tubos que ligam aos injetores (que faz toda a diferenca do planeta) e nao é igual á ordem da bomba lucas tal como eu suspeitava e era dai o meu problema de fumo e falta de potencia.

Nao precisei de mexer em turbo nenhum e estranhamente aumentou a pressao do mesmo, realmente alem de nao preceber nada disto devo ter um jipe especial de corrida... enfim nem sei pq fui gastar dinheiro quando o segredo estava no turbo lol! é so enginheiros, adiante... o carro em termos de performance esta do dia para noite esta tudo a ponto anda muito bem mesmo, o radiador dispara muito menos vezes e quando dispara ja nem se sente aquela perda enorme de potencia, a nivel de consumo esta igual.
Ver perfil do usuário
lfteixeira

MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 3:29 am

Santinhos, todos nós sabemos que o teu carro é especial.
Isso não é novidade para nenhum dos regulares aqui do forum.

Ainda bem que já resolveste o teu problema da substituição da bomba.
Mas nesse caso atiraste ao lado, pois não substitui a minha e não tenciono substituir. E assim sendo, não tinha como ajudar.
No entanto, não percebo como tiveste tantos problemas, sendo tu uma pessoa tão informada e sempre pronta a opinar sobre as opções dos outros.

Espero que te dure muitos quilometros, tenha força que nunca mais acabe e o consumo seja inferior.
E estimo em saber que a mudança de bomba injectora faça com que o carro aqueça menos. (apesar de andar mais, puxar mais e gastar menos!) A fisica tem daquelas coisas...

O teu Vitara é realmente especial... estima-o.

Quanto ao meu estar na secção de vendas, queres comprar? Very Happy
calehh

Número de Mensagens : 4

MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 10:01 am

lol!
Ver perfil do usuário
metaleiro

MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 1:52 pm

lol!
tambem vendo o meu e ja tem bomba bosch e tudo
Ver perfil do usuário
Santinhos

MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 2:59 pm

lfteixeira escreveu:
Santinhos, todos nós sabemos que o teu carro é especial.
Isso não é novidade para nenhum dos regulares aqui do forum.

Ainda bem que já resolveste o teu problema da substituição da bomba.
Mas nesse caso atiraste ao lado, pois não substitui a minha e não tenciono substituir. E assim sendo, não tinha como ajudar.
No entanto, não percebo como tiveste tantos problemas, sendo tu uma pessoa tão informada e sempre pronta a opinar sobre as opções dos outros.

Espero que te dure muitos quilometros, tenha força que nunca mais acabe e o consumo seja inferior.
E estimo em saber que a mudança de bomba injectora faça com que o carro aqueça menos. (apesar de andar mais, puxar mais e gastar menos!) A fisica tem daquelas coisas...

O teu Vitara é realmente especial... estima-o.

Quanto ao meu estar na secção de vendas, queres comprar? Very Happy

Amigo Lfteixeira

1- Sei bem que nao tens bomba bosch, tenho acompanhado os teus topicos...
2- Tive probelmas pq nao sou mecanico, fui eu que fiz o trabalho e sem ajuda quase nenhuma produtiva daqui so com bitaites de malta que diz faz e acontece e depois nao se ve nada, é complicado Wink (mudei correias, bomba agua, bomba injetora, injetores, bomba vacuo e embreagem).
3- Tou disponivel a passar a info que adquiri com esta aventura, ate tenho fotos e tudo Wink
4- Sim anda mais, aquece menos e gasta a mesma coisa pois pus tudo a ponto e nao alterei nada para por mais debito ou por mais pressao no turbo etc etc... alias se tiveres ainda o livro do teu carro vais ver que o jipe 1.9TD de 90cv gasta menos e anda mais que o teu de 75cv Wink ta la na ficha tecnica, se nao tiveres avisa que eu tiro uma foto do meu e meto aqui Smile
Ver perfil do usuário
lfteixeira

MensagemAssunto: Re: turbo   Ter Mar 26, 2013 6:27 pm

Santinhos escreveu:
4- Sim anda mais, aquece menos e gasta a mesma coisa pois pus tudo a ponto e nao alterei nada para por mais debito ou por mais pressao no turbo etc etc... alias se tiveres ainda o livro do teu carro vais ver que o jipe 1.9TD de 90cv gasta menos e anda mais que o teu de 75cv Wink ta la na ficha tecnica, se nao tiveres avisa que eu tiro uma foto do meu e meto aqui Smile

Sim, é verdade.
Mas o motivo pela qual gasta menos não é a bomba Bosch, mas sim os grupos conicos.
Pois enquanto os 1.9TD de 75cv vieram com grupos 4.875, os de 90cv vem com grupos 4.30.

Fazendo com que andes a rotações mais baixas à mesma velocidade com a respectiva consequencia no consumo!

Fica a informação! Cool
Santinhos

MensagemAssunto: Re: turbo   Qua Mar 27, 2013 7:41 am

Pronto sou eu que tenho um jipe especial Razz Razz Razz um dia que calhe a malta bebe um copo depois ves ao vivo e a cores Wink

Abraço
Santinhos
Ver perfil do usuário
lfteixeira

MensagemAssunto: Re: turbo   Qua Mar 27, 2013 9:52 am

Santinhos escreveu:
... um dia que calhe a malta bebe um copo depois ves ao vivo e a cores Wink

Assim é que é falar! cheers

Combinado.
metaleiro

MensagemAssunto: Re: turbo   Qua Mar 27, 2013 3:29 pm

eu nao posso ir?? lol!
Ver perfil do usuário
CMSPereira

Número de Mensagens : 466

MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 2:33 am

O meu não tem bomba Bosch, mas tem uma Lucas de um Xsara TD 90cv e posso dizer que ficou a andar bem, mas os consumos aumentaram +- 1 litro... (mas pode ser por agora dar mais gosto puxar por ele e eu não resisto... lol! ) Mas a bomba Bosch é mais poupadinha do que a Lucas.

Santinhos, eu dei-te a posição certa dos tubos, não podes dizer que a malta não te ajudou na alteração.
Ver perfil do usuário
Santinhos

MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 3:47 am

CMSPereira escreveu:
O meu não tem bomba Bosch, mas tem uma Lucas de um Xsara TD 90cv e posso dizer que ficou a andar bem, mas os consumos aumentaram +- 1 litro... (mas pode ser por agora dar mais gosto puxar por ele e eu não resisto... lol! ) Mas a bomba Bosch é mais poupadinha do que a Lucas.

Santinhos, eu dei-te a posição certa dos tubos, não podes dizer que a malta não te ajudou na alteração.

Deste a posição da tua bomba, mas a posição difere de bomba para bomba pois a ordem de injecção é diferente, ja para nao falar na ordem dos cilindros que no nossos motores é contraria aos dos peugeot's 306 salvo erro.

ou seja no nossos é 4321 nos peugeot's é 1234. Eu a partir do pressuposto que era tudo igual nunca mais dava com a coisa, afinal nao sou mecanico e tenho de me basear nos bitaites e no que vou lendo de manuais que saco da net.
Ver perfil do usuário
Santinhos

MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 3:50 am

metaleiro escreveu:
eu nao posso ir?? lol!

Claro que sim Very Happy afinal uma coisa sao palavras outra é ver as coisas Smile
Ver perfil do usuário
JamesPT

Número de Mensagens : 253

MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 6:23 am

Vrrooommm Vrrooom!

lol!

ajustando o link waste-gate é difícil, a instalação de um manual-boost-controle é o que eu fiz, montado perto da airfilter, você pode ajustá-lo como você precisa! ... Para dirigir para casa, eu colocá-lo para cerca de 0.7bar, e para TT (quando eu chegar, eu dou-lhe alguns "cliques") a ser a 1bar.

Eu não vou entrar na discussão Sintonia Bosch ... ok, talvez! lol

leia este (Sorry English) (no entanto, não pode usar front-back/left-right como um Rover)
https://dl.dropbox.com/u/1279599/Tuning_Land_Rover_Tdi_engines_Rev_2.pdf
Ver perfil do usuário
CMSPereira

Número de Mensagens : 466

MensagemAssunto: Re: turbo   Qui Mar 28, 2013 11:01 am

Santinhos escreveu:
CMSPereira escreveu:

Deste a posição da tua bomba, mas a posição difere de bomba para bomba pois a ordem de injecção é diferente, ja para nao falar na ordem dos cilindros que no nossos motores é contraria aos dos peugeot's 306 salvo erro.

ou seja no nossos é 4321 nos peugeot's é 1234. Eu a partir do pressuposto que era tudo igual nunca mais dava com a coisa, afinal nao sou mecanico e tenho de me basear nos bitaites e no que vou lendo de manuais que saco da net.
Essa bomba devia ser de um peugeot ou citroen, por isso é igual...
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: turbo   

turbo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Acelerando o buggy turbo
» Ka Duratec q nada. Bom eh Ka V6 turbo
» Fiat Punto Abarth com motor 1.4 turbo já é testado no Brasil
» Insa Turbo Dakar