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 Choke

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cardona



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MensagemAssunto: Choke   Dom Dez 01, 2013 1:11 am

Oi!
Como a busca por temas não deu resultado, deixo aqui uma questão:
O meu carro não devia ter autochoke?
Nunca tive um carro a diesel e daí a dúvida, porque acho estranho o carro arrancar sempre nas 750 rpms, esteja quente ou esteja frio.
Não será daí que vem o fumo branco e o abanar do carro quando o ligo de manhã? E por manhã, quero dizer 6 e tal/7 da manha, com um frio do caraças!

Obrigado e bom Domingo sunny 
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lb



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MensagemAssunto: Re: Choke   Dom Dez 01, 2013 9:41 am

não!!

tem é uma válvula que controla o ralenti no inicio que o acelera até ele estar à temperatura de trabalho

o meu levou uma nova agora e não é caro.

choke é nos carros a carburador por causa mistura que tem de ser mais rica para pegar
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cardona



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MensagemAssunto: Re: Choke   Seg Dez 02, 2013 1:19 am

Oi!

Não será apenas nos motores a gasolina carburados, os motores a gasolina injectados têm-no automático ou no caso das motas BMW boxer R1100 (pelo menos) o choke era manual.

Adiante, mesmo sendo um motor a diesel com algum tipo de injecção, como é o caso do motor Mazda que tenho no JR, não seria normal ter algum sistema que auxilie no arranque, para além da resistência das velas de incandescência?

Por ex. essa tal válvula. Como soubeste que estava nas couves?

Abraço
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lb



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MensagemAssunto: Re: Choke   Seg Dez 02, 2013 2:37 pm

vamos lá ver...

um diesel por nascença era sempre de injeção nem que fosse de forma chupada pelos cilindros.

qualquer um deles e principalmente desde 96/97 alteraram quase tudo tirando os injetores mecânicos e passando a eletrónicos e alterando automaticamente a bomba;

no caso do Vitara tens um parafuso, um batente e uma rosca ligados à bomba e um cabo ligado atrás onde tem um "caixa" redonda preta;

isso é a válvula que a frio aumenta a rotação e a morno baixa-a

se o meu a frio ficava com mais rotação e depois ficou sempre na mesma isso é sinal que estragou porque fosse qualquer a temperatura ele trabalhava sempre na mesma rotação ao ralenti

a gasolina é bastante diferente porque dependendo da temperatura dentro do cilindro e por causa da vela a mistura tem de estar sempre a alterar e principalmente a frio; a quente a mistura vai alterando também em função da massa de ar através da MAF; pouco ar, mais gasolina, mas também ar demais, mais gasolina também;

a gasolina as variações de ar variam (se bem me lembro) 3 ou 4:1 até 14:1

note-se que todos os motores a gasolina tem choque, mas enquanto dantes era à mão, atualmente é a centralina ou o CB que o controla
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cardona



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MensagemAssunto: Re: Choke   Ter Dez 03, 2013 1:40 am

Obrigado pela explicação Smile
Realmente há ali algo, que até pode ser da temperatura ambiente, porque ontem realmente o carro subia às 1000 e poucas rpms quando dava à chave, coisa que não fez anteontem, nem quando (raramente) dorme em garagem.
Hoje trouxe a Trophy, pelo que quem sofreu com o frio fui eu...
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