InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3181 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Diego Franklin

Os nossos membros postaram um total de 72886 mensagens em 9116 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe | 

Black Jack - Cozinhado a vapor...

Ir em baixo 
AutorMensagem
xkill

Número de Mensagens : 421

MensagemAssunto: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Sab Fev 15, 2014 5:45 pm

Depois de muitos anos registado neste forum resolvi dar a conhecer a minha máquina....

Comprei há 6 anos, foi o primeiro carro em meu nome, e estava como eu queria, de origem.
O preço foi muito bom mas com o carro a precisar de manutenção.

É um samurai 1.3 de 88 e quando o comprei estava assim:

Foi imediatamente internado na oficina onde fiz a devida manutenção e alterações:
-troca de rolamentos e retentores do eixo da frente
-carburador weber 32/34
-troca do pino e casquilho da alavanca das mudanças
-parachoques da frente
-troca de radiador
-pastilhas, calços e alguns tubos
-pinças da frente
-jantes do UMM e os clássicos 235/75/15
(e é tudo o que me lembro)

Ficou assim:

Passado pouco tempo de o ter a andar surgiu uma boa oportunidade, e como o carro tinha ficado notavelmente mais cansado com os 235/75...

A identificação Very Happy

Brincos articulados desenhados por mim e feitos pelo meu pai

Limitado pelos amortecedores....

No campo...

Depois tive uma prenda de aniversário e peras!!!

O belo do botanito!!!

Que tantas fezes faz milagres!

Depois de o ter a andar há coisa de um ano andava a ver outras coisas quando reparei no apoio da t-case. Não o casquilho mas o apoio de ferro todo dobrado.. É o resultado de bloqueio e caixa 5.14...

Reforçar só o apoio estava fora de questão. A caixa só apoia em 8 parafusos (4 de cada lado) e não a queria partir.
A solução era apenas uma, reforçar tudo! Mas isso fica para depois...
O apoio foi endireitado e o jipe continuou a andar! Very Happy

No verão de 2010 surgiu mais um negócio que não podia recusar.... Lá comprei um motor 1.6 de um vitara.
Nesta altura o tempo já não era muito pois tinha o jipe em Lagos, a namorada no Barreiro e já trabalhava fora do país... Mas como sempre tive o sonho de meter o jipe como queria fui juntando peças para alterações profundas.
Assim já tinha:
-motor 1.6
-outra carroçaria praticamente sem ferrugem (ao contrário da que estava no jipe...)
-a ideia da alteração da t-case.

Mais umas voltinhas...

E chegamos ao inverno de 2010..

Ver perfil do usuário http://www.vidadexkilo.blogspot.com
xkill

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Sab Fev 15, 2014 6:11 pm

Tudo funcionava e bem, mas, na semana entre o Natal e a passagem de ano de 2010, resolvi dar início a obras profundas!
-trocar a carroçaria
-trocar o motor
O problema é que uma modificação leva a outra.... e outra.... e mais uma....
E com cada vez menos tempo em Lagos o resultado é que passados mais de 3 anos ainda não está terminado!

Rapidamente ficou assim...

A carroçaria "nova" para trocar...

... a qual resolvi alterar as cavas das rodas para ter pneus maiores sem tantos problema (os 235/75 já batiam em todo o lado....)

Também reparei os danos de uma cruzeta partida...

Reforcei os apoios da carroçaria, já a pensar nuns estribos.

Pintado
[imghttps://2img.net/h/i229.photobucket.com/albums/ee209/xkillogrande/BJ%20cons/SDC16486.jpg][/img]

A minha solução para o reforça da t-case (tudo feito à mão)

O motor 1.6 foi todo aberto e reparado

Fiz um adaptador para o weber 32/34 no colector 1.6 (no 1.3 tinha sido montado de outra forma)

Caixa reparada

Pintura do cofre do motor

Retirar a pouca ferrugem e pintar as partes baixas...
Antes:

Depois:

Já em Junho de 2013, a viver no Barreiro e com a namorada já tornada em mulher e grávida.... O tempo cada vez é menor....
Mas finalmente juntei o motor e a caixa!

E dei muitos mimos ao motor de arranque...

Por esta altura decidi (fruto de mais uma oportunidade), montar uma D.A. de um Galloper!
Tive de fazer um reforço e nova furação

A ideia é ficar assim:

Se vai implicar com os 31'' que vão ser montados ou não, ainda não sei responder! Razz
xkill

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Sab Fev 15, 2014 6:31 pm

Apoios de motor e caixa novos, e já montado no lugar dele!

Depois de muitos mimos à caixa e ao apoio da carroçaria (não queria fazer nenhum tipo de body lift), eis que a caixa de direção estava quase no seu lugar!

Será que vai dar problemas.... Talvez!

Praticamente 3 anos depois cheguei a este ponto!!

E chegou a hora do corte e costura...

Está a mais...

Tendo em conta que esta carroçaria não tinha um pingo de ferrugem neste local (o que é raro), este corte custou a fazer...

Depois foi fazer oldes em cartão, passar para chapa e toca de coser!

O apoio não se livrou de valentes mimos para dar espaço para a caixa de direção!

A carroçaria foi pintada de preto "fosca-se"

Montei uns apoios que me foram oferecidos Wink

Cablagem e painel ligados!!!

E deu ao motor de arranque! Nesse dia não tive tempo para o meter a trabalhar... Ficou para a próxima.

Em Janeiro tive mais um dia e meio de volta do jipe (com a bebé o tempo com o jipe passou a ser de uma semana de cada vez a um dia ou dois...)
Os objetivos para esses dias eram:
-Meter o jipe a trabalhar com o circuito de água (o que demorou muito tempo até conseguir ter o circuito de água sem fugas).
-Testar a montagem da bomba de óleo para a D.A.

A bomba de óleo (de uma cabstar) será montada num apoio que projetei e mandei cortar.

O apoio tem afinação para acertar com as pistas da correia, bem como para esticar a mesma.

O carro trabalhou pelos seus próprios meios, o que foi muito bom!!!
Por outro lado, os 3 anos a andar aos tombos resultaram num pequeno furo no radiador que deverá ser fácil de reparar.

Resumindo, o jipe começou como um projeto de vida (tirando a pintura e a montagem do motor e caixa de velocidades fiz eu tudo), mas a vida tem o seu próprio rumo!
Quando comecei era só eu a viver na casa dos meus pais, agora vivo a 300Km, tenho a minha própria família e as prioridades são outras.
No entanto será acabado um dia destes, e este não vai ser para vender!
Nunca!
Fredy_ElitecaR

Número de Mensagens : 129

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Dom Fev 16, 2014 6:35 am

Parabéns pelo esforço e dedicação, dá gosto ver um projecto assim...
Ver perfil do usuário
Papacurvas

Número de Mensagens : 326

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Dom Fev 16, 2014 10:58 am

Grande projeto e gostava de o ver pronto e a rolar aqui no Barreiro.
Ver perfil do usuário
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Dom Fev 16, 2014 2:12 pm

Belo trabalho
zeribas

Número de Mensagens : 703

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Dom Fev 16, 2014 4:37 pm

Ganda pintarola, muitos parabéns... Smile
Ver perfil do usuário
Samuel Pires

Número de Mensagens : 352

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Seg Fev 17, 2014 2:35 am

Tardou mas chegou, e de uma forma bem "sentimental", diria eu.

Reconheço cada passo que isso levou a dar (já é a 2ª vez que passo por isso) e o constante problema da falta de tempo, se bem que familia própria ainda não o há.

Realmente é preciso ter muito gosto por estes pequenos carros para compreender o que é dizer " Nunca o vendo", e sentir a necessidade de evolução sistemática...

Parabéns pela máquina e perseverança Wink
Ver perfil do usuário
Jorugo

Número de Mensagens : 427

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Seg Fev 17, 2014 2:48 pm

bem vindo

parabéns pelo projecto

costumo ir para lagos no verão.

a oficina é uma em Chinicato?
Ver perfil do usuário
xkill

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Qua Fev 19, 2014 7:09 am

De facto, depois de a reler, foi uma apresentação lamechas! Mas epah, um gajo não é de ferro! Very Happy

Toda a gente tem sonhos e o meu é ter uma vivendinha com uma garagem.
Assim posso, finalmente, ter família e jipe juntos!
Talvez aí possa passar para outra fase, até porque já tenho há bastante tempo uns eixos de um LJ70 para lhe meter mas o tempo.... Esse sacana...

Sim, o jipe está na "A Oficina Autojoteca" no Chinicato.
Se fores lá este verão vai lá estar Razz
Diz qualquer coisa, pode ser que esteja lá e posso mostrar o jipe, se quiseres.
xkill

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Seg Abr 21, 2014 4:12 pm

Consegui meter mais dois dias de trabalho no jipe!
Como devem calcular não dá para fazer grande coisa e as fotos foram apenas meia dúzia.

Mesmo assim consegui:
-Reparar o radiador
-ligar cabo de acelerador (muito importante), e embraiagem
-soldar definitivamente o apoio da bomba de óleo para a DA
-adaptar o veio que vai do volante do samurai para a caixa de direção do Galloper.

Fotos:

Montado:

O apoio já soldado:

A máquina de soldar falhou no último ponto e ficou uma bela borrada de solda, mas como o resto está tudo bem soldado acabei por deixar estar. Dali não vai cair!

Aos poucos isto vai andando!! Smile
Tuche

Número de Mensagens : 43

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Seg Abr 21, 2014 5:04 pm

muito bonito  Cool 
Ver perfil do usuário
Samuel Pires

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Seg Abr 28, 2014 3:23 am

E bem mais leve... Wink 
Ver perfil do usuário
xkill

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Seg Abr 28, 2014 11:34 am

Espero bem que sim!!!
Vamos ver se este mix de peças vai dar nalguma coisa de jeito...

Com os 235/75 já puxava pelo cabedal e agora com 31 era para esquecer!
Samuel Pires

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Ter Abr 29, 2014 3:53 am

Mesmo assim mantém o amortecedor de direção, andei uns tempos sem o meu e não gostei.

Quanto ao mix, não tenho moral para fazer qualquer comentário, até de uma scooter tenho peças  scratch 
Ver perfil do usuário
xkill

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Seg Mar 02, 2015 2:23 am

Para não variar o trabalho no jipe tem sido muito pouco.
No entanto espero este ano adiantar o projeto (não digo acabar porque isso já era ambição a mais!).

Desta vez fui fazendo mais umas coisas:

Finalmente pronto o tubo de água em inox.
Era a última peça que faltava para ter o circuito de água completo.
Da próxima vez vou encher o circuito e ver se tem fugas.

Soldei os espaçadores da parte de trás do apoio da bomba de óleo.

Foi pintada e é mais um projeto concluído!

Com o radiador montado tive de abrir mais o buraco para desmontar a caixa de direção....
Custou mas teve de ser.
O braço da caixa esta no torneiro e tem de ser modificado para receber rótulas de um Toyota LJ70.

Agora vem a questão...

Filtro de um samurai 1.0....

...ou filtro de um galloper?

Em ambos tenho de cortar e soldar o tubo em cotovelo que vai para admissão (devo soldar um cotovelo em inox)...
O do 1.0 só teria de fazer isso enquanto no do galloper tenho de fazer apoios (também não é nada demais....).
Estou mais virado para o do galloper porque é maior.

Tirando isso andei de volta daqueles detalhes que acabam por consumir muito tempo....

Ficou assim até o meu regresso.

Última edição por xkill em Seg Mar 02, 2015 9:41 pm, editado 1 vez(es)
Samuel Pires

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Seg Mar 02, 2015 7:01 am

Pela demora, o resultado da "cozedura" vai ficar bem no ponto. Wink

Continuação de bom trabalho ...
Ver perfil do usuário
CMSPereira

Número de Mensagens : 466

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Ter Mar 10, 2015 6:57 am

Está aqui um projeto à maneira Wink
Ver perfil do usuário
xkill

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Qui Mar 12, 2015 12:23 am

Obrigado malta.
Aos poucos isto vai lá.
Próxima vez é tentar fechar o circuito de óleo para a DA e quem sabe os travões também.
xkill

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Sex Abr 24, 2015 3:30 am

Mais 5 dias de volta do Black Jack.
Mais uma vez, parece que não fiz nada.... Quando entramos em detalhes e peças feitas por medida (medir 10x e cortar uma, ir a torneiro, etc etc), o tempo voa e nada aparece feito.
Assim, as fotos são poucas.

Depois de ter feito um reforço para o apoio da caixa de ar (esta carroçaria era de um 1000 por isso tem esse tipo de suporte para o filtro), comecei a fazer o suporte para o depósito de óleo da DA e para o decantador do respirador.

Depois de ir buscar o pendural da caixa de direção ao torneiro (com a aplicação do cónico para as rótulas que pretendo usar), foi hora de testar. (sim, a caixa tem o meu nome não se vá ela perder no meio da oficina Wink )

E eis que, pela primeira vez em 4 anos e com a ajuda de um cabo de uma vassoura, virei o volante e as rodas viraram também!!!!

Deu para ver que não vou ter de alterar mais o pendural pois consigo ir aos limites da direção da forma como está.

Depois fui recolher as tubagens que ainda estavam no galloper (a caixa de direção é de um galloper), para um pouco de corte e costura...

Consegui assim fazer a linha de retorno metálica da caixa ao depósito (só falta o tubo de borracha), consigo aproveitar o tubo de borracha que se vê na foto pois com o mandril abri um pouco o banjo até ao tamanho da bomba de óleo da cabstar, e apenas falta cortar o tubo de alta pressão e fazer um novo cónico.

Também montei a barra dos amortecedores mas nesta secção ainda há muitas questões, principalmente na escolha de amortecedores e se vou ou não usar a barra....

Também testei a parte elétrica, incluindo o compressor do arb (ainda funciona!!!). O compressor estava montado no cofre do motor mas agora vou colocar no habitáculo. Para isso já fiz (esqueci-me de tirar fotos), um tabuleiro metálico, que fica na zona dos pés do pendura, e que substitui o de plástico que vem de origem.

Ahh, e já tem piscas laterais!!

Estão a ver o que quero dizer com "parece que não fiz nada"?!

Agora tenho uns problemas para resolver....
Parti do principio que a rótula de direção que estou a usar seria de um LJ70, ou, outra hipótese, de um BJ73.
Isto porque tenho uma barra de direção que não está ligada a nada mas que veio com os meus eixos LJ70 e tenho outra que está de facto ligada aos eixos (sendo sem dúvida a que liga a caixa de direção à manga de eixo do LJ).
Eu parti do principio que estas duas rotulas do material Toyota seriam iguais, no entanto não são.
A rosca que enrosca no tubo de direção é diferente nas duas rótulas (sendo a do LJ mais pequena do que a outra que estava solta). Também terei de verificar se o cónico é igual nas duas...
O meu problema é saber qual é o tamanho da rosca da rótula. Quando medi o diâmetro dava +/- 21.5mm mas as rótulas que ando a ver na net para toyota LJ ou BJ 73 ou são M21 ou M23.
Estou um bocado à nora mas é algo que tenho ver com calma.

Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Qua Abr 29, 2015 7:12 am

Boas amigo...

Vi numas fotos acima um adaptador que fizeste para o carburador...com que finalidade? Pergunto porque o meu samuka tem um carborador de um toyota e não arranjamos esse adaptador..

Acontece que quando ando com o samurai e paro de repente ele fica muito acelerado..será por isso?
xkill

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   Seg Ago 08, 2016 3:47 pm

O adaptador que fiz para o meu carburador foi para montar o carburador que tenho (weber 32/34 TLDE) mantendo a furação de origem no colector de admissão.
Agora, depois de tudo montado, é que posso dizer que a tampa do carburador bate ligeiramente no capot do jipe...
Ficou um pouco alto demais.

Tenho de ver se coloco aqui umas fotos porque o jipe já está acabado e com a IPO feita!
Não demorou muito...
Foram só 6 anos e meio! Razz
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Black Jack - Cozinhado a vapor...   

Black Jack - Cozinhado a vapor...
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Black Jack - Cozinhado a vapor...
» Modificar a Daelim Black Plus
» Daelim Daystar 125 FI Black Plus ou Hyosung GV 125 ?
» DUKE 125 - Black Edition
» Arranque e acelaração da Daelim 125 Daystar black plus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: FROTA :: Samurai-
Ir para: