InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3099 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de gti

Os nossos membros postaram um total de 72616 mensagens em 9015 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Valium

gpereira

Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
11 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 11 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe | 

Gripou!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
cardona

Número de Mensagens : 195

MensagemAssunto: Gripou!   Qua Mar 05, 2014 10:25 am

E pronto, a estória do óleo e a vareta e o caraças tinha de dar asneira...

Na 2ª feira de manhã estava a ir para Espanha, quando a chegar à saída da A6 para a nacional, ali pelos 90/100 kms/h (2500 rpms), de repente e sem que acendesse a luz do óleo ou o ponteiro do termometro passasse de metade da escala para cima ou barulhos ou cheiros diferentes do normal, o carro trava de repente com imenso fumo à volta e com muita dificuldade em não ir parar ao talude.

Lá o consegui parar e nada de voltar a trabalhar.
Saco do colete e do triângulo, já com os 4 piscas ligados e toca a sinalizar a viatura.
Tinha sinais de travagem com uns 20 mts de comprimento e os pneus todos escaldados.

Abro o capot e parece estar tudo bem, menos a tal fuga na tampa das válvulas. Vou ver o óleo (tinha-o posto ao nível de manhã antes de sair de casa) e estava no mínimo.

Vem a GNR (num Lexus descaracterizado) e quase me multa porque o carro não está na berma.
Lá tento explicar que para a frente ele não anda e para trás tenho receio de ficar sem travões.
No fim, eu mais os 2 militares lá o pomos na berma ao mesmo tempo que vem a carrinha da concessionária para pôr os cones e tentar pôr o carro a trabalhar.

Entretanto eu já tinha telefonado ao mecânico e para o seguro. E começa a luta com a Lusitânia. Não me querem pôr um táxi à disposição para eu voltar a casa e a viatura era para seguir para Queluz quando calhasse, não naquele dia.

Depois de muito barafustar e já com o reboque e o táxi ao pé de mim, o tipo do call center desiste da ideia de eu ir de táxi até Évora, recolher um carro de aluguer para voltar para casa e entregar o carro no aeroporto no dia a seguir. Ou então voltar a casa de comboio ou expresso à custa do seguro.

Vim para casa de táxi e o carro no reboque.

Passados 2 dias e 120€ de arranjo depois, já o tenho à porta de casa.

Felizmente, por acaso ou porque me lembrei de pisar a embreagem não se partiu nada no motor. Tanto que antes de o subir para o reboque, já bem frio, consegui pô-lo a trabalhar e andar uns metros para trás e para a frente.

A junta foi subtituída, o motor foi limpo e posto óleo novo.

Confesso que agora ando meio a medo, mas há-de passar.

Agora pergunto eu, a luz do óleo não devia ter acendido?

Isto é inédito ou é coisa que acontece?

Abraços
Ver perfil do usuário
tfmc

Número de Mensagens : 241

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Qua Mar 05, 2014 1:11 pm

E qual foi o estrago em concreto?

Acho estranho agarrar e o motor não ficar ofendido, mas lá está não sou mecânico, sou apenas um curioso...
Ver perfil do usuário
zeribas

Número de Mensagens : 702

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Qua Mar 05, 2014 3:07 pm

Infelizmente tenho a certeza que as coisas não vão ficar por ai... há problemas nesse motor e graves... mas lá está, eu não sou mecânico... boa sorte.
Ver perfil do usuário
cardona

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Qui Mar 06, 2014 1:28 am

Eu tenho a ideia, pela experiência que tenho em motos, que devo ter marcas pelo menos no pistão que colou.
Nem sempre uma agarradela envolve estragos de maior, entre outras coisas, bastou ter carregado na embreagem.
Para já, parece estar tudo bem. Com o passar do tempo e dos kms logo se verá.
Para ter a certeza, teria de se desmontar a cabeça do motor. Coisa que não foi feita.
Continuo a achar estranho a luz do óleo não ter acendido.

Mas lá está, eu ( o gajo da concessionária e o do reboque) sou da opinião de que houve coladela. Mas até pode ter acontecido outra coisa qualquer.

Mas antes da reparação nada de estranho (para além da fuga de óleo) foi detectada e o carro já fez quase 30 kms sem chatiçes.

Vamos a ver :/
Ver perfil do usuário
tfmc

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Qui Mar 06, 2014 2:22 am

cardona escreveu:
Eu tenho a ideia, pela experiência que tenho em motos, que devo ter marcas pelo menos no pistão que colou.
Nem sempre uma agarradela envolve estragos de maior, entre outras coisas, bastou ter carregado na embreagem.
Para já, parece estar tudo bem. Com o passar do tempo e dos kms logo se verá.
Para ter a certeza, teria de se desmontar a cabeça do motor. Coisa que não foi feita.
Continuo a achar estranho a luz do óleo não ter acendido.

Mas lá está, eu ( o gajo da concessionária e o do reboque) sou da opinião de que houve coladela. Mas até pode ter acontecido outra coisa qualquer.

Mas antes da reparação nada de estranho (para além da fuga de óleo) foi detectada e o carro já fez quase 30 kms sem chatiçes.

Vamos a ver :/

Espero obviamente que o teu motor dure muito e muitos km mesmo, mas... o principio de um agarrar, normalmente não traz saude ao motor.

Na minha opinião o mais provavel de ter acontecido:

Existe uma "porta" (não sei o nome tecnico) na parte de traz do motor, entre o motor e o corta fogo que serve para ir acumulando a porcaria que vem na água e com o passar dos anos aquilo vai ficando uma papa enorme... no meu caso cobria quase meia camisa.

O que acho que pode ter acontecido, essa papa costuma ser densa, ou seja a água não penetra nessa dita papa, então ao não passar água pela zona de arrefecimento da camisa a água não aqueceu, logo o teu ponteiro de temperatura não subiu.

No meu motor saiu de lá porcaria que até custa a acreditar como aquilo não fez estragos. Não sei se sem tirar o motor fora, é possivel abrir essa dita tampa...

Isto é a minha ideia do que pode ter acontecido
Ver perfil do usuário
lfteixeira

Número de Mensagens : 2221

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Qui Mar 06, 2014 6:10 am

Na minha opinião:

Acho isso muito estranho, se a inercia do jipe não conseguiu descolar o motor não era o mecânico que iria conseguir.
Que rodas bloquearam? As 4? Ou só as traseiras? Ou só 1?

Mas concordo que quando o motor cola, eventualmente por falta de óleo nunca mais volta ao mesmo.
Mas lá está, eu não sou mecânico, apenas gosto destas coisas.
Ver perfil do usuário http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
tfmc

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Qui Mar 06, 2014 8:15 am

lfteixeira escreveu:
Na minha opinião:

Acho isso muito estranho, se a inercia do jipe não conseguiu descolar o motor não era o mecânico que iria conseguir.
Que rodas bloquearam? As 4? Ou só as traseiras? Ou só 1?

Mas concordo que quando o motor cola, eventualmente por falta de óleo nunca mais volta ao mesmo.
Mas lá está, eu não sou mecânico, apenas gosto destas coisas.

Do que percebi, bloqueou as 2 de trás e não foi o mecanico que descolou o carro, pelo que percebi ele descolou sozinho, deve ter sido do arrefecimento o metal "encolheu" uns mm.

à partida o problema terá sido falta de oleo, o motor com o aquecimento (não detectado pela razão que expliquei anteriormente) cospe o oleo fora o que leva o metal a aquecer mais e colar.

Digo eu que poderá ter sido isto que aconteceu
Ver perfil do usuário
lb

Número de Mensagens : 471

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Qui Mar 06, 2014 3:04 pm

fumo branco numa situação dessas ou é turbo ou óleo a queimar nas câmaras;

o que faz parar um carro dessa maneira é o piston agarrado!

se levou junta o mecânico viu o que aconteceu dentro dessas câmaras, mas daí até por junta e siga marinha.... vai cá uma distância......

perguntaste como estão as camisas, cor delas, etc??
Ver perfil do usuário
lfteixeira

Número de Mensagens : 2221

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Sex Mar 07, 2014 8:22 am

Sim, tens razão.

Ele indicou que conseguiu por o carro a trabalhar e andou com ele...

Duvido que seja o motor, ia mais para a caixa velocidades/transferências que "trancou" as rodas traseiras. (A manete saltando do sitio ou em transição entre modos, desconheço o impacto que tem...)
Ver perfil do usuário http://lfteixeira.dyndns.info/suzukisite/
tfmc

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Sex Mar 07, 2014 8:25 am

lfteixeira escreveu:
Sim, tens razão.

Ele indicou que conseguiu por o carro a trabalhar e andou com ele...

Duvido que seja o motor, ia mais para a caixa velocidades/transferências que "trancou" as rodas traseiras. (A manete saltando do sitio ou em transição entre modos, desconheço o impacto que tem...)

Acidentalmente já assisti a uma troca de 4 para N em movimento, num vitara de um amigo em plena estrada iamos a 50 ou 60 e não aconteceu nada, apenas o esperado, ficamos sem tracção, até os génios se lembrarem de mexer na alavanca e ficou tudo bem....

Ainda tens o problema de ter saltado oleo pela tampa do motor, se isto não tivesse acontecido, seria da tua opinião, caixa de transf ou de velocidades, mas assim é um pouco estranho
Ver perfil do usuário
cardona

MensagemAssunto: Re: Gripou!   Sab Mar 29, 2014 6:39 am

Ena! Tanta resposta!  Very Happy 

O mecânico não detectou nada de estranho nele, no próprio dia o carro andou já cá em Queluz.
Claro, havia a fuga de óleo bem visivel na tampa das válvulas e o óleo muito baixo...

Entretanto, já fiz uns 1000 kms sem chatiçes. Fumo branco quando arranca de manhã (dorme na rua), e nem chega a 1 minuto naquilo, e em algumas manobras em que vejo outros carros a gasoleo com a mesma idade do meu a fazer o mesmo.

O óleo tem estado a ser visto semanalmente e tá sempre no máximo.

Iamos em 5ª e já não me recordo bem se chegamos a reduzir para 4ª para fazer o caracol de saída na AE, julgo que não. De qualquer dos modos, isso não ia fazer o carro deixar de pegar durante quase uma hora, certo?

Ah, as rodas que bloquearam foram as de trás, mas as da frente também levaram um valente tratamento ao tentar segura-lo, já que o gajo começou a apontar para a berma da AE.

Por fim, os motores Mazda têem esse tal depósito aonde se deposita o lixo, ou é exclusivo dos motores Peugeot?
De qualquer das formas, o motor teve a cabeça recondicionada há coisa de 10.000 ou 11.000 pelo que isso devia estar limpo, né?

O que tenho notado, é que apesar de a agulha do termometro nunca passar de metade para cima na escala, ainda não consegui ver e ouvir a ventoinha do radiador a trabalhar? Nestes carros o sistema é igual aos outros ou é distinto? Como funciona a cena do viscoso?

Abraço
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Gripou!   

Gripou!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Gripou!
» A minha Kinroad XT 125-16 gripou...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum