InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3047 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de LeonardoSantos2

Os nossos membros postaram um total de 72477 mensagens em 8984 assuntos
Os membros mais ativos da semana
LeonardoSantos2

LeonardoSantos

hellokitty

Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
9 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 9 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe | 

Pedido de Ajuda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Pedro Nicolau

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Pedido de Ajuda   Seg Ago 04, 2014 10:49 am

Tenho um Suzuki vitara 2.0 Td Jr de 1999, gostaria de saber se alguém tem os manuais de reparação deste carros que vem equipados com motor mazda?
Tenho utilizado o meu na caça e tem sido um monte de problemas, aproveito para perguntar se as ventoinhas deste carros estão sempre a funcionar?
E se já aconteceu a alguém a seguinte situação, sempre que começo a subir mesmo que seja pouca inclinação e curta distancia a temperatura sobe para o máximo quase instantaneamente, já levou correias, bombas de agua etc e continua na mesma.
Cps
Pedro Nicolau
Ver perfil do usuário
Srocha

Número de Mensagens : 51

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Seg Ago 04, 2014 2:14 pm

Boas,

eu tambem tenho um JR de 1997 e tive os mesmos problemas... sem manuais e aquecimento excessivo (até mandava a água pelo vaso de expansão...).

Em relação ás ventoinhas, a do AC só dá uma ajuda quando o motor chega com a temperatura ao vermelho (meti um interruptor para ligar quando quero). A ventoinha do motor funciona com acoplamento viscoelastico (acho que disse bem...).

No meu caso mudei correias, limpei radiador, meti refrigerante de qualidade, mudei termostato e ainda tampão do radiador... e era só acelerar um pouco mais e a temperatura ia lá para cima...

Quando estava mesmo convencido que tinha fuga de compressão no motor para a refrigeração (e ainda desconfio um pouco) fui tirar a ventoinha e li um pouco (bastante) sobre o sistema viscoelasstico... e não é que a "chapa" que abre/fecha a "válvula" para permitir enriquecer a velocidade da ventoinha estava colada (não estava colada mas parecia - completamente encostada) não permitindo a autoregulação da velocidade da ventoinha...

Sempre achei meio estranho parar facilmente a ventoinha á mão e depois de "descolar" a chapa e experimentar dar calor para vêr comportamento da mesma fiquei esclarecido - a ventoinha ganhou vida.

Não voltou a aquecer (excepto quando lhe dou muito gás para tirar o carvão... mas isso é normal com o calor do Alentejo, digo eu)!!!

Faz assim:

- acelera o carro junto á ventoinha e verifica se notas aumentar o caudal?
- mandas alguem dar arranque ao carro e tu tás segurando uma pá da ventoinha e verifica se ela tenta fugir-te das mãos?
- paras facilmente a ventoinha com o motor a trabalhar?

Se como respostas tens NÃO(s) provavelmente tens problemas com a ventoinha...

Nota: eu comprei o jipe no inverno e só quando veio os calores do verão comecou a aquecer o motor. acho mesmo que a ventoinha estava assim desde sempre mas como provavelmente nunca andou no mato a "rachar lenha" o(s) antigo proprietário nunca notou...

Descula ai o testamento mas sou assim....lol

Cumprimentos
SR
Ver perfil do usuário
Pedro Nicolau

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Seg Ago 04, 2014 2:26 pm

Agradeço-lhe imenso a resposta dada Sr. Rocha, neste momento tenho o vitara na oficina a por uma embraiagem que também insiste em patinar ao arrancar em primeira, mas com a explicação com o sr. me deu vou ver se realmente são esses os sintomas do meu, que em qualquer subida aquece que é um disparate.
Muito obrigado
Ver perfil do usuário
Pedro Nicolau

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Seg Ago 04, 2014 2:43 pm

Já agora essa chapinha de que me falou para abrir e fechar a tal válvula chego facilmente a ela sem tirar a ventoinha ou tenho que tirar a ventoinha antes?
Ver perfil do usuário
Srocha

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Ter Ago 05, 2014 2:46 pm

Boas,

tem que tirar a ventoinha pois é no lado do motor. Aquilo sai facil é só 4 porcas (acho M12)... agora conseguir tirar a ventoinha entre o radiador e motor é mais complicado - com jeitinho sai (caso contrário tire o "difusor" plástico que são 4 parafusinhos).

nota: afrouxe a correia do alternador senão a poli sai quando tirar a ventoinha (mas só depois de afrouxar as porcas da ventoinha caso contrário é um pouco mais complicado fazer força na chave e travar a poli).

Cumprimentos
SRocha
Ver perfil do usuário
Xumbázio

Número de Mensagens : 168

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Qua Ago 06, 2014 3:38 pm

Boas,

Também caço e também tenho um motor desses (2.0TD RF-Turbo origem Mazda), mas num Grand Vitara Laughing  
O meu o ano passado fez o mesmo numa subida acidentada uma vez, aqueceu subitamente e depois normalizou, não liguei!
Depois desse episódio passado uns dias, ia na A2 e o Ar condicionado desligou-se subitamente o que me chamou logo a atenção, olhei para o termometro e ele aqueceu para lá de meio sem chegar ao vermelho.
Parei imediatamente mas já não tinha salvação no meu caso, a cabeça tinha estalado Crying or Very sad

Bem como o Srocha disse a centralina desliga o AC caso esteja ligado e usa a ventoinha desse sistema para ajudar no arrefecimento em caso de sobreaquecimento.

Reparação cara como é obvio, cabeça correia bomba limpeza do circuito e liquido novo de qualidade (tipo "rosa")...
Neste momento já anda e sem problemas, tem quase 250000Km e a ventoinha com o acoplamento viscoso funciona bem, este verão já apertei com ele forte e feio e o ponteiro nunca chega a meio.
Peça ao seu mecânico para fazer um diagnóstico a fundo, para evitar dissabores mais caros, é que estes motores em alguns modelos têm tendência em entupir o sistema de refrigeração!

Se quiser tenho o manual desse motor mas para o Grand Vitara SQ420WD study 

Cumprimentos e Boa sorte Smile
Ver perfil do usuário
Pedro Nicolau

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Qua Ago 06, 2014 4:00 pm

Hoje la fui ter com o mecânico para ver se a ventoinha rodava facilmente com o motor a frio, conclusão a ventoinha está presa dando lhe um empurrão nem um quarto de volta da sozinha, amanhã ficou de me dar a ventoinha para eu ver se consigo de alguma forma soltá-la mais , agradeço Sr rocha pela dica, vamos ver se consigo a arranjar sem ter que gastar mais 140€ numa peça nova.
Já agora sr Xumbazio agradecia o tal manual se fosse possível.
Ver perfil do usuário
Pedro Nicolau

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Qua Ago 06, 2014 4:03 pm

Por acaso o meu tb tem Ac mas não funciona, não liga não faz absolutamente nada, poderá ser falta de gás?
Ver perfil do usuário
Xumbázio

Número de Mensagens : 168

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Qua Ago 06, 2014 4:09 pm

Boas novamente,

Dê-me o seu email por mensagem privada que envio-lhe já isso!

Mas o AC liga? o botão liga a luz verde? sente a bomba a "atracar"?
Se isto tudo funcionar e não fizer "fresquinho" sim é falta de gás...aproveite e mude o filtro do habitáculo se for caso disso!

Cumprimentos cyclops 
Ver perfil do usuário
Srocha

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Qua Ago 06, 2014 5:26 pm

Boas,

a frio (e mesmo a quente) é normal a ventoinha esteja "pesada" (se estiver uns segundos a faze-la rodar ela fica leve).

Assim que o motor começa a rodar ela fica leve ficando mais pesada com a temperatura. No meu caso ela rodava mas não aumentava a velocidade em função da temperatura.

Com a ventoinha fora teste a válvula (dando calor por exemplo).

Boa sorte

Cumprimentos
SR
Ver perfil do usuário
Pedro Nicolau

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Ter Ago 12, 2014 7:01 am

Sr. Rocha
Queria lhe agradecer mais uma vez a excelente dica realmente era a tal chapinha que não descolava quando lhe dava calor, e depois de uma limpeza com WD40, ficou a funcionar.
Relativamente a temperatura do vitara o motor realmente não aquecia, era o manómetro de temperatura do bem como o conta rotações e do combustível que não estavam a funcionar bem, por falta de massa, o electricista resolveu o problema em 15min.
Cps
Pedro Nicolau
Ver perfil do usuário
Vitoy

Número de Mensagens : 64

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Dom Ago 17, 2014 2:44 am

Pedro Nicolau escreveu:
Tenho um Suzuki vitara 2.0 Td Jr de 1999, gostaria de saber se alguém tem os manuais de reparação deste carros que vem equipados com motor mazda?
Tenho utilizado o meu na caça e tem sido um monte de problemas, aproveito para perguntar se as ventoinhas deste carros estão sempre a funcionar?
E se já aconteceu a alguém a seguinte situação, sempre que começo a subir mesmo que seja pouca inclinação e curta distancia a temperatura sobe para o máximo quase instantaneamente, já levou correias, bombas de agua etc e continua na mesma.
Cps
Pedro Nicolau

Nesta mesma secção, na última mensagem do 1º tópico (manuais), coloquei o link para um ótimo manual de reparação (manual de oficina) em brasileiro para a traker/vitara/GV, etc, motores RF (Mazda) e RHZ (PSA)..... preta apenas atenção às páginas que se referem a um ou a outro motor.

Espero que ajude

cmpts
Ver perfil do usuário
cardona

Número de Mensagens : 195

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   Qui Set 11, 2014 3:12 am

Boas.

Também tenho um JR de 98 e ele aquecia muito, mas sem a agulha do termometro passar de metade para cima.
O que eu notava era o anticongelante a desaparecer quase todos os dias.
Na revisão descobriu-se que algum inteligente havia cortado um fio e por isso a ventoinha nem sequer trabalhava!
Menos mal que o tempo só aqueceu depois da revisão feita.
Ainda noto que o anticongelante por vezes tem de ser reposto, mas não tem nada a ver com o que era antes.
E agora sinto a ventoinha a disparar, sinto o fresco a sair pela grelha quando o estaciono e ouve-se (e bem) a ventoinha a trabalhar.
É preciso ter muito cuidado com carros comprados usados, infelizmente eu facilitei por ter comprado o jipe a um amigo e estou a pagar bem por esse excesso de confiança.
Neste momento, a única chatiçe que estou a ter é a recorrente fuga de óleo na tampa das válvulas.
Já foi a reparar, mas passado pouco tempo volta à mesma. Estou a ver que tenho mesmo de comprar uma junta original.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pedido de Ajuda   

Pedido de Ajuda
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pedido de ajuda desesperada - aliança em Sesimbra
» PEDIDO DE AJUDA !!
» pedido de ajuda
» Pedido de Ajuda