InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3194 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de cruchinho

Os nossos membros postaram um total de 72846 mensagens em 9087 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Team Tamagochi

maruti

Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe | 

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta

Ir em baixo 
AutorMensagem
Válvulas

Número de Mensagens : 7

MensagemAssunto: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Ter Out 07, 2014 10:55 am

Boas a todos,

depois de ter colocado uns posts na minha apresentação, relativamente ao custar a pegar, eis que venho para a secção técnica por causa do mesmo sintoma.

O Xumbázio tinha dito para fazer um teste simples que era desligar a ficha ECT.

Depois de fazer este teste, o comportamento ficou igual exceção para a luz da resistência que não apaga.

De resto, custa sempre a pegar, a frio ou a quente. Dá-se à chave e ele anda ali a rodar montes de tempo sem pegar. Quando finalmente pega, lá vem aquele fumo meio preto e um cheiro a gasóleo queimado que sei lá.

A bateria levou uma nova a cerca de 2 ou 3 meses, 80AH 730A. No teste que fizeram à bateria, continua impecável.

Isto aconteceu do nada, num momento estava bom e depois...ficou assim.

Já experimentei inclusive colocar um booster ligado à bateria e fica igual.

Outro problema que ando a deparar é com a tracção às 4. Sempre que engato as 4, acima dos 30 km/h ou quando necessita de força, por exemplo numa subida, desengata logo a tracção e fico somente com tracção traseira. O manipulo da tracção salta logo e nem vale a pena tentar segurar porque o mais certo é aleijar e bem a mão, tal a força com que salta.

Gosto imenso do carro e por isso mesmo gostava de resolver estas questões.

Aceitam-se ideias e experiências de bom grado!

Cumprimentos a todos
Ver perfil do usuário
Xumbázio

Número de Mensagens : 168

MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Ter Out 07, 2014 2:54 pm

Boas camarada Válvulas,

Se desligaste a ficha do ECT e o comportamento é o mesmo é porque o sensor de temperatura está Ok.
Disse-te para fazer este teste porque a centralina calcula o tempo em que as velas ficam acesas consoante o valor dado por esse sensor (ECT), frio= muito tempo, quente= pouco tempo!
Quando o ECT não está bom os arranques do motor são complicados...derivado ao explicado anteriormente.
Com a ficha desligada como a ECU não sabe a temperatura, ela vai reagir no pior cenário, ou seja, extremamente frio, que equivale às velas sempre acesas!
Se mesmo assim custou a pegar, daí não é...
Se acendeu a luz outro bom sinal, é porque o auto diagnostico da centralina também funciona, é só repor a ficha que normaliza de imediato Smile
Essa bateria continua a não ser a ideal, mas não acredito que seja por aí porque está próximo do recomendado...se dizes que já trocaste as velas e meteste uma válvula anti retorno, tudo aponta para a bomba Crying or Very sad mesmo assim ainda podes fazer um despiste, injectores, eu já mandei limpar e re-calibrar os meus na MarcoDiesel (60€ os 4 injectores), e na altura a quantidade de fumo preto reduziu drasticamente, e a resposta melhorou como é obvio!
Como não sou mecânico (sou mais eléctrico), não quero que gastes € desnecessariamente por seguires os meus conselhos, pede a um mecânico entendido em diesel para dar opinião.

Em relação à tracção às 4, estás a usar em que tipo de pavimento? asfalto ou fora de estrada?

Cumprimentos e vai dando novidades cheers
Ver perfil do usuário
Válvulas

MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Qua Out 08, 2014 12:35 pm

Boas Xumbázio

Pois....relativamente ao pegar, não sei bem o que diga. Já o levei à Barra Diesel (caminho do Barreiro, Palhais) e olharam para aquilo e acharam estranho de facto ao dar à chave, o motor rodar mas segundo eles parece que roda a seco. O que quer que isto queira dizer! Apontei para a bomba ou injectores e descartaram logo essa questão.
Disseram para ir a uma oficina em Almada, que trabalhava com Suzuki, que era a Suzicar ou Suzucar. Sinceramente, e segundo as indicações que me deram, que ficava a caminho do Cristo Rei, não encontrei qualquer oficina ou outro estabelecimento parecido com oficina!

Eventualmente terei que ir à MarcoDiesel para pedir outra opinião.

A tracção às 4, só uso em fora de estrada.....ou tento usar! Assim que ele necessita de força ou/e passo os 20-30 km/h.....salta logo!
A primeira vez que ele fez isto, foi num caminho de areia solta, tipo corta fogo, e numa subida ele saltou (desengatou) as 4x4 e não liguei muito. Depois de acontecer a segunda vez, e outra vez numa subida, que originou logo a traseira a atascar, comecei a reparar no estalo que dava e da manete voltar para a posição 2H.

A ver vamos o que isto dá mas Crying or Very sad
Ver perfil do usuário
Xumbázio

Número de Mensagens : 168

MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Qui Out 09, 2014 2:50 pm

Boas Válvulas,

Em relação a oficina oficial Suzuki aqui na nossa zona só conheço a Auto-Avenida antes de chegar a Setúbal como quem vem pela nacional da Volta da Pedra -> AutoAvenida
Essa que te indicaram também não conheço (se calhar já fechou como tantos outros concessionários)!

Em relação ao 4x4 é isso mesmo, os nossos GV's não devem usar o 4WD em asfalto, porque ao ligares o mesmo é como se tivesses um bloqueio a 100% no diferencial central, que neste caso é a própria caixa de transferências que faz esse serviço...ou seja no asfalto ao descreveres uma curva irias estar a forçar a mesma devido à diferença de distância percorrida do eixo dianteiro para o traseiro, e aí sim ele tem esse comportamento de saltar a manete (já fiz isso no meu sem querer Evil or Very Mad ).
Mas já agora qual o comportamento da luz 4WD verde que aparece no topo do painel? fixa? pisca?
Cheira-me que ou a bomba de vácuo está com alguma perda, ou tens o diferencial dianteiro com alguma prisão!!!
E se usares o 4WD em 4L em vez de 4H qual o comportamento?

Cumprimentos Very Happy
Ver perfil do usuário
Válvulas

MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Sex Out 10, 2014 2:17 pm

Boas Xumbázio,

isto das oficinas Suzuki...deve ser mesmo isso que disseste. Quando a Suzuki deixou de ter representante em Portugal, o que sobrava de oficinas Suzuki deverá ter fechado.

Em relação à tracção 4x4, quando acciono as 4H, a luz pisca uma vez e depois fica permanentemente acesa.

O comportamento em 4L, experimentei uma vez e foi para nunca mais! Isto porque o sintoma foi exatamente o mesmo, ali entre os 20-30 km/h, saltou e a manete ficou presa na posição N.
Porém, fiquei com tracção 2H. Foi o que valeu senão tinha ficado logo ali.

Tive que desmontar todos aqueles plásticos da consola para aceder e retirar a manete da tracção. Depois alinhei os dois veios de modo a fazer como se fosse um quadrado ou rectangulo. Voltei a encaixar a manete e voilá....voltei a conseguir selecionar tracção de 2H - 4H - N - 4L.

Portanto desde essa vez, usei as 4L até ao máximo 20 km/h e sempre com receio de saltar e voltar a dessincronizar os veios selectivos da tracção.

A sensação que tenho é que parece que existe ali uma restrição qualquer que assim que é necessário alguma força na tracção, salta logo. No diferencial dianteiro? Caixa de transferências? Não sei....mas começa-me a complicar!

Cumprimentos a todos
Ver perfil do usuário
Valium

Número de Mensagens : 97

MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Ter Out 21, 2014 4:32 pm

Boas!

Com esses sintomas o melhor é veres isso com alguém perceba não só de Suzuki mas também do GV, como referi, posso indicar-te onde o meu vai, apesar de ser em Lx, ainda fica desviado.

O fumo preto pode ser algum excesso de combustível que fique de tentar pegar... também já ultrapassa o pouco que sei.

Quanto à caixa não sentes nenhuma dificuldade a engranar ou ruido? Isso parece-me algum rolamento ou algo que o valha.

Vou tentar que o meu mêcanico dê algumas luzes sobre o que pode estar para aí, com esses sintomas.
Ver perfil do usuário
Valium

MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Qua Out 29, 2014 3:32 pm

Em conversa, pelos sintomas, a primeira hípotese dele foi para injeção.

Quanto à caixa de transferência é um elemento que não é muito habitual dar problemas... teria que ver.

A ajuda não é muita mas é o que se arranja
Ver perfil do usuário
Valium

MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   Seg Nov 20, 2017 4:05 am

Como é que ficou a resolução da caixa de transferências saltar para 2wd?
O meu decidiu começar a fazer o mesmo, salvo erro desde que o aumentei 2' ou pelos menos foi por essa altura.
Em baixas nunca me sucedeu, apenas em altas.

Já li desde problemas com o compressor, válvula, entre outros...
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta   

Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Grand Vitara 2.0 TD 98 - Custa a pegar e tracção 4 salta
» Manuais e informação técnica Grand Vitara
» Vendo 5 jantes R16 Do Suzuki grand vitara (Novo Preço)
» custa a pegar,ajuda.
» Procuro kit suspensão 4cm (lift kit 1,5") Grand Vitara 2.0TD

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: TÉCNICA :: Grand Vitara-
Ir para: