InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3049 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Zng

Os nossos membros postaram um total de 72481 mensagens em 8987 assuntos
Os membros mais ativos da semana
antonio.b.leitao

Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
13 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 13 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe | 

Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
luis Marrucho

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Qua Set 16, 2015 5:49 am

Boas este e o meu 3grand vitara com motor mazda 2.0td..e estou neste momento com um problema que nunca tive nos outros . este se andar em velocidade normal 100 seesforçar ou se estiver ao relanti nunca aquece mas se começar a puxar 130 140 rotação a temperatura começa a subir até quase ao vermelho ...tenho de abrandar.. Informou que não consome água...na troquei radiador..tirei termostato..a viscosa trabalha mas parece me que a velocidade e sempre a mesma mas e alta ..agora pelo que sei ela devia mudar de velocidade quando fosse a atracar...correcto?mas informou que já a tentei parar e não consigo... Outra coisa tem uma ventoinha mais a frente que penso que é do AC mas quando LIGO o carro tem frio mas ela não trabalha ?alguém me pode dizer se essa e de apoio ao motor.. No fundo já não sei o que fazer pq acho que está tudo OK ...por isso leva me a pensar uma passagem de junta sobre pressão ..agora estranho não perder agua ainda fiz agora 250km com ele tinha era de. Abrandar ou não esforçar ..obrigado
Ver perfil do usuário
Xumbázio

Número de Mensagens : 168

MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Qui Set 17, 2015 7:58 am

Boas Luís,

Antes de mais sê bem vindo... Cool

(este tópico como já não está relacionado com apresentação deveria estar na secção Técnica)

Cheira-me que esse termóstato deve estar bloqueado numa posição "semi-aberta", permite uma passagem de liquido mínima que cumpre o arrefecimento com pouca solicitação do motor, quando se exige mais do motor o termostato bloqueado nessa posição restringe o caudal e vai provocar o sobreaquecimento...experimenta a verificar o termostato, caso seja a necessária a troca, podes confirmar que não é peça muito cara:

Termostato Valeo Grand Vitara motor RF

Espero ter ajudado, e cumprimentos Vitaristas cheers

Última edição por Xumbázio em Qui Set 17, 2015 1:30 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
luis Marrucho

MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Qui Set 17, 2015 12:26 pm

Obrigado mas já não tem o termostato foi retirado....e continua igual
Ver perfil do usuário
Xumbázio

Número de Mensagens : 168

MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Qui Set 17, 2015 2:35 pm

luis Marrucho escreveu:
Obrigado mas já  não tem o termostato foi retirado....e continua igual

Boas novamente,

Não deves andar sem o termostato...quando li pela 1a vez parti do pressuposto que o tinhas recolocado!
O motor assim não regula a temperatura mas mesmo assim não explica o facto de só aquecer quando puxas por ele!
A ventoinha do AC tem como objectivo forçar ar pelo condensador quando necessário, é controlada por uma centralina da climatização e este ultimo é desligado pela centralina do motor em caso de sobreaquecimento do motor, neste caso não deveria influenciar em nada pois existem GV's sem AC, ou seja sem essa ventoinha eléctrica.

A ventoinha de acoplamento viscoso que está à frente do radiador do sistema de refrigeração é que tem um papel importante no mesmo...esta ventoinha não é do tipo On e Off, tem um comportamento +/- linear, parcialmente "roda-livre" a frio e "solidária" em termos de RPM com a cambota quando o motor está muito quente!
Se dizes que não perde agua, logo descarta-se fuga externa ou agua a queimar no motor (junta queimada), que notava-se logo no escape sob a forma de fumo esbranquiçado!

- Portanto vamos por partes, se o carro aquece só em solicitação máxima, podemos ter a ventoinha de acoplamento viscoso a não rodar com a rotação necessária, no meu quando o motor está quente o som dela é bem audível indicando o funcionamento correcto.
- Pode dar-se o caso de haver ar no circuito de refrigeração, o liquido foi trocado e o sistema foi bem purgado segundo o procedimento?
- Por ultimo o radiador pode estar bastante sujo por fora, já tive que limpar o meu porque ficou cheio de fenos presos nas alhetas e tapava a passagem de ar, e já agora vê também o condensador (radiador do AC) pois está logo à frente e também pode bloquear a passagem do ar!

Já agora se deixares o carro parado ao ralenti ele também sobreaquece ???

Cumprimentos e vai dando novidades  cheers
Ver perfil do usuário
luis Marrucho

MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Qui Set 17, 2015 4:15 pm

Boas ele não tinha o termostato e eu coloquei..e ficou igual.. Em relação a ventoinha a minha parece sempre igual.a velocidade.não oico outro som... O radiador e novo comprei pq o meu estava muito sujo..do AC ainda não mexi. Ao talento não aquece nada aliás a andar normal em cidade não faz nada ..se eu passar a Vasco da GMA sempre a 130 140 já vai a subir o ponteiro....se for a 110 sem stress...mas ex se for uma grande subida como a da CRIL no dolce vira mesmo a 80 90 como e a puxar começa a querer subir.. acho mesmo que tenho de comprar uma ventoinha nova para tirar a dúvida....obrigado
Ver perfil do usuário
Valium

Número de Mensagens : 91

MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   Seg Out 12, 2015 5:29 pm

luis Marrucho escreveu:
Boas ele não tinha o termostato e eu coloquei..e ficou igual.. Em relação a ventoinha a minha parece sempre igual.a velocidade.não oico outro som... O radiador e novo comprei pq o meu estava muito sujo..do AC ainda não mexi. Ao talento não aquece nada aliás a andar normal em cidade não faz nada ..se eu passar a Vasco da GMA sempre a 130 140 já vai a subir o ponteiro....se for a 110 sem stress...mas ex se for uma grande subida como a da CRIL no dolce vira mesmo a 80 90 como e a puxar começa a querer subir.. acho mesmo que tenho de comprar uma ventoinha nova para tirar a dúvida....obrigado

A ventoinha do viscoso quando a funcionar, corretamente, é bastante audível.

O comportamento normal é ao ligar o carro, de manhã ou depois de alguma tempo parado, estar em funcionamento e após uns segundos ou metros em andamento, desligar.

Ainda assim, creio que mesmo sem ventoinha em condições não fosse para subir a temperatura, ao fim ao cabo a própria deslocação do ar serve para arrefecer o motor.
O meu só teve sintomas desses quando rompeu um tubo (e andei algum tempo com a ventoinha sem funcionar).

Boa sorte com isso.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada   

Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Aquecimento do motor em aceleração ou em rotação elevada
» ajuda ou duvida?!?! aquecimento do motor no samurai
» Super aquecimento motor
» (W168): Motor a aceleração mas não apaga. O quê pode ser?
» Xsara Picasso com MSG de aquecimento do motor

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: FROTA :: Grand Vitara-
Ir para: